Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Expointer: extensão rural apresenta vários tipos de sistema de irrigação

SAFRAS (02) - Demonstrar ao agricultor familiar os benefícios da utilização do sistema de irrigação no cultivo de frutas, hortaliças e pastagens é um dos objetivos do espaço Caminhos da Integração, na Expointer 2008. Os extensionistas rurais estão apresentando quatro tipos de sistemas de irrigação, um para cada tipo de cultivo.

"Estamos mostrando as várias possibilidades de fazer fertirrigação, levando em consideração o tipo de solo e de cultura, pois influencia no tempo de duração e no intervalo entre uma irrigação e outra", explica o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Vitor Hugo Lara, do Escritório Municipal de Três Forquilhas.

A irrigação por gotejamento consiste na liberação de gotículas de água e fertilização rente ao solo, em cada planta, não causando dano às folhosas. No sistema de micro-aspersão, as plantas suportam um tamanho pouco maior das gotas, sendo recomendado para o uso em frutíferas. A irrigação por aspersão é também indicada para pomares, pois as gotas d'água são maiores e não têm impacto nas gotas. O sistema de irrigação por canhão é uma aspersão de grande porte, utilizada em lavouras intensivas, como pastagens e milho, que suportam gotas maiores.

O extensionista da Emater/RS-Ascar destaca os benefícios de uma irrigação bem projetada. Segundo Lara, fazendo um manejo correto da fertirrigação o produtor evita o déficit hídrico em determinados períodos de desenvolvimento das plantas, garante e aumenta a produção, a produtividade e a renda da propriedade, além disso, evita o risco de perdas de produção por estiagem.

O Caminhos da Integração é um espaço que reúne ações da Emater/RS-Ascar, Ufrgs e Fepagro. Neste ano, o tema "Agricultura Familiar - Diversidade e Sustentabilidade" visa valorizar o cotidiano da vida no meio rural. A Expointer 2008 segue até o dia 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: