Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dendê pode garantir renda durante todo o ano para produtores do Acre

Nesta terça-feira, 2, teve início o VII Seminário Técnico do Projeto Zondendê, no auditório da Secretaria de Assistência a Produção Familiar (Seaprof). O evento propôs discussões participativas para a implantação da alternativa da cultura do dendezeiro no Acre. Participam extensionistas, produtores e técnicos da Sema, Seaprof e Embrapa. Consecutiva à programação de lançamento segue um curso de capacitação até sexta feira, dia 05.

Com a preocupação de implementar alternativas para o uso do fogo e através delas direcionar as práticas dos produtores para opções que minimizem o avanço do desmatamento e proporcionem um uso planejado da terra. Neste sentido há um grande esforço do Governo do Acre através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Embrapa e a Seaprof.
A cultura do Dendê pode garantir rendimento aos produtores durante todo o ano, ao contrário das culturas periódicas tradicionais do estado. Esse argumento fortalece coro a favor da cultura no Acre. Dando seguimento ao processo de incorporação na cadeia produtiva o dendê será avaliado de acordo com o Zoneamento Ecológico Econômico do Acre.

O dendê foi apresentado como boa opção pelo chefe da Embrapa, Justus Valentim, pois a cultura se adapta a relevos mais ondulados e frágeis, assim como para solo instáveis e perenes. A intenção é fazer do dendê uma cultura permanente, pois tem potencial para gerar renda com produção sustentável e ecologicamente limpa, além da planta ser uma exportadora de nutrientes para a terra principalmente de nitrogênio, potássio, magnésio, fósforo e propicia a captação do carbono.

A estratégia do dendê contempla também funções como a de reflorestamento e prevenção contra erosão. O trabalho com o óleo retirado pode ter foco no biodiesel, como também na implantação de usinas nos municípios, formando assim um novo incentivo para indústria, como afirmou Eufran Amaral, secretário do meio ambiente do Estado do Acre. Levando ainda em consideração os dados apresentados pelos técnicos, o dendezeiro produz de 3 a 6 toneladas de óleo por hectare ao ano, o que leva a crer em um alto retorno para o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: