Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Expointer: mda defende maior assistencia técnica à agricultura familiar

Por Vanda Araújo, de Esteio (RS) SAFRAS (03) - O Rio Grande do Sul continua sendo a agricultura familiar mais pujante, mais forte do Brasil, melhor tecnificada e ainda com espaço grande para melhorar o uso de tecnologia. A avaliação é do diretor de Financiamento e Proteção à Produção da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, João Luiz Guadagnin, em entrevista a Agência SAFRAS, na Expointer, em Esteio (RS).

Apesar da excelente performance da agricultura familiar gaúcha, Guadagnin defende a necessidade de maior uso de tecnologia por parte dos agricultores do estado e com mais intensidade, principalmente no que se refere ao uso do manejo e conservação do solo.

De acordo com o dirigente, os gaúchos são os agricultores familiares mais inseridos na economia de mercado. São os que trabalham melhor com o mercado e agregam valor ao seu produto. Temos grande parte das nossas indústrias no Rio Grande do Sul e boa parte dos agricultores tem orientação da assistência técnica e extensão rural, observou.

Na sua opinião, um aspecto que talvez ainda precise ser melhorado, passar por avanços, é o apoio da assistência técnica e extensão rural. Ainda existe uma legião imensa de agricultores que não conseguem obter orientação de qualidade a tempo e a hora para as suas atividades, enfatizou. Na opinião do diretor do MDA, ao lado do Rio Grande do Sul, com desempenho semelhante na agricultura familiar estão os estados de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

Apesar do reconhecimento ao que é feito em terras gaúchas, Guadagnin faz ressalvas. É importante ressaltar que nós ainda temos estados melhores que o Rio Grande do Sul no que se refere a este aspecto. Nós precisamos recompor a força de trabalho de assistência técnica e extensão rural do estado pois 25% dos financiamentos do Pronaf, cerca de 25% dos recursos do Proagro Mais, do Seguro da Agricultura Familiar e do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar-PGPAF, vão para o Rio Grande do Sul, disse o diretor. O Pronaf custa bastante no Rio Grande do Sul, admitiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: