Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fetag/AL alerta agricultores sobre prazo de adesão para a renegociação de dívidas com bancos

Agricultores rurais em débito com o Banco do Brasil ou o Banco do Nordeste, vencidos em abril deste ano, têm até o dia 30 deste mês (setembro) para assinar o termo de adesão que dá início ao processo de renegociação das dívidas junto as instituições financeiras.

De acordo com o secretário de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), Genivaldo Oliveira, a renegociação das dívidas, que faz parte da Medida Provisória 432, pretende beneficiar os pequenos, médios e grandes agricultores.

“A MP estabelece o prazo até o próximo dia 30 de setembro para que os agricultores assinem os termos de adesão. Com isso, eles terão até o dia 30 de dezembro para pagar apenas 1% da dívida e renegociar o restante do débito”, acrescentou o representante da Fetag/AL.

Segundo o secretário de Políticas Agrícolas da Federação, a dívida dos agricultores em todo o País é estimada em cerca de R$ 83 bilhões. A MP pretende negociar R$ 75 bilhões do valor total do débito. Em Alagoas, uma média de 50 mil agricultores familiares deve ser contemplada. Só no Pronaf B, devem ser 25 mil. Os demais são do Pronaf C, D e E, além de outros programas.

De acordo com ele, para fazer a adesão, o agricultor não precisa pagar nenhuma taxa. “Quem deixar de fazer a renegociação da dívida, vai perder o desconto no débito que pode chegar, em alguns casos, até a 70%. Também será dado um prazo de quatro a cinco anos para que a dívida possa ser paga, sem cobranças de encargos e ou juros de mora”, esclareceu o secretário da Fetag/AL.




por Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: