Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 13 de setembro de 2008

Fiscal da Aged é destaque em evento internacional sobre raiva

temas como “Raiva Humana transmitida por morcegos na Região Amazônica”; “Vacina anti-rábicas e tratamento profilático humano”; “Raiva dos Herbívoros”; “Prejuízos econômicos causados pela agressão dos morcegos hematófagos”; “Situação atual da raiva em morcegos” e “Biologia dos morcegos hematófagos” foi realizado, em São Paulo, um dos maiores eventos nesta área, o “Seminário sobre Raiva Transmitida por Morcegos”.
O evento, que fez parte da programação comemorativa pelos 105 anos do Instituto Pasteur (laboratório de referência nacional para análises e pesquisas sobre raiva), contou com uma representante do Maranhão, a médica veterinária Sonivalde Santana Monte. Ela foi convidada para participar do seminário como palestrante e apresentou - dentro da mesa redonda “Raiva dos Herbívoros” - as “Ações de Controle da Raiva dos Herbívoros no Estado do Maranhão”, juntamente com outros representantes que atuam na área, reconhecidos internacionalmente, a exemplo de Alejandro López (do PAN-AFTOSA - Centro Pan-Americano de Febre Aftosa) e do professor doutor Ricardo Augusto Dias, da USP.
Sonivalde Santana é fiscal de Defesa Animal e coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros no Maranhão, pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro). Em sua apresentação fez um histórico sobre o surto de Raiva, ocorrido em 2005, o qual ocasionou 24 mortes (02 em Carutapera, 02 em Cândido Mendes, 03 em Godofredo Viana e 17 em Turiaçu), bem como das ações realizadas para controle da raiva e das populações de morcegos hematófagos (os que se alimentam de sangue). “Na época foi um trabalho árduo, mas os resultados foram gratificantes e contribuíram para que entendêssemos as motivações dos ataques dos morcegos nos municípios afetados.
É importante ressaltar que a Aged obteve êxito em suas ações porque pode contar com as parcerias de órgãos federais, estaduais e municipais”, detalhou.
O seminário também fez parte das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Dia Mundial de Luta contra a Raiva, que será comemorado no dia 28 de setembro, no qual serão realizadas diversas mobilizações em todo o Brasil e vários países do mundo, pelos órgãos que atuam no combate à Raiva.
Para Sonivalde Santana, a única representante do Maranhão no evento, ter sido convidada a participar do seminário foi muito importante. “Lá estavam reunidas as maiores autoridades que estudam a raiva silvestre no Brasil e na América Latina, que mostraram suas pesquisas sobre o tema e fizeram troca de experiências de suas realidades. A nossa palestra sobre o trabalho da Aged no Estado foi muito aplaudida e bem recebida pela platéia presente ao evento. Eles viram as ações que realizamos e ficaram impressionados com a própria história do surto (que na época foi muito agressivo). E o que as pessoas mais elogiaram ao término da palestra foi a condução dada pela Aged no controle do foco, principalmente porque viram que a gente trabalhou integrado a outros órgãos. A nossa ação era pra ser direcionada apenas à raiva dos herbívoros, mas a gente participou das ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) no controle da raiva humana e isso proporcionou maior rapidez no controle e na diminuição dos casos de raiva, bem como dos óbitos. Sem falar nas ações preventivas e de educação que continuam a ser executadas pela Aged”, concluiu a médica veterinária.
Um dos direcionamentos apontados pelo evento é de que a raiva canina não é mais o foco principal (pelo menos no Brasil) de preocupação por parte das autoridades sanitárias. O alvo agora é a raiva silvestre que aumentou por conseqüência da ação de degradação ambiental exacerbada, promovida pelo homem
Edição: Igor Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: