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quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Governo inicia parceria com iniciativa privada


A proposta foi planejada a partir de uma demanda previamente apresentada por Wellington
Os setores de hidrovia, ferrovia, porto e a Transcerrados serão os primeiros contemplados com a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) no Estado do Piauí. Com esse foco a direção do Banco do Nordeste (BNB) apresentou, nesta quarta-feira (3), ao governador Wellington Dias e representantes das áreas de planejamento, fazenda e estradas uma proposta de criação de PPP no Estado.

A proposta foi planejada a partir de uma demanda previamente apresentada pelo governador, que busca a parceria com o BNB, que deve atuar como consultor e financiador, assim como já faz com o Estado de Pernambuco.

De acordo com o governador, as parceria seriam usadas em obras, consideradas muito importantes, mas devido o valor muito elevado, o Estado não teria condições de fazer sozinho. “Aqui, acertamos com o Banco do Nordeste e com nossa equipe as condições de trabalharmos essa opção da Parceria Público-Privada. A meta é que este ano possamos vencer todo marco regulatório, encaminhar projeto para Assembléia, melhorar a lei estadual, criar um Fundo e um Comitê para que, no final deste ano e início do próximo, o Estado possa apresentar os projetos ao setor privado e a partir daí fazer as contratações”, anunciou o governador Wellington Dias, durante reunião.

Para o diretor do Banco do Nordeste, Luis Carlos Everton, o projeto apresentado pelo BNB foi traçado a partir de uma demanda apresentada pelo governador Wellington Dias, em abril deste ano. “O banco está disponível para ser um dos protagonistas nesse projeto, como agente financeiro no Piauí”, destacou Everton, acompanhado de uma equipe de diretores do BNB.

“A Transcerrados, por exemplo, nós fizemos ainda no formato não asfaltado, mas o ideal é ter ali uma ferrovia asfaltada, que custa em média R$ 150 milhões. Lá os produtores que atuam no setor de transporte tem um custo elevado com muito consumo de combustível e manutenção de veículo em razão da falta do asfalto. Então cabe ali uma Parceria Público-Privada, em que o setor privado constrói, o Estado dá a concessão da rodovia e a partir daí se tem o beneficiamento dos produtores que, pagando pedágio, vão pagar menos que hoje com combustível e manutenção”, explica.

Outro setor que deve ser contemplado com a parceria, segundo o governador, é o setor de hidrovia, que junto com a ferrovia e o porto vão somar investimentos do setor privado, público estadual e federal. Outros pontos que o governo planeja trabalhar com as PPP é a área de saneamento e o metrô, utilizando uma parceria com a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).

De acordo com a direção do BNB, uma Parceria Público-Privada de sucesso é sinônimo de simplificação, daí a necessidade de que os parceiros trabalhem alinhados à proposta do Governo do Estado e à cultura das parcerias.

Além da equipe do Banco do Nordeste, também estiveram presentes o secretario Sérgio Miranda (Planejamento); Sérgio Vilela (Relações Exteriores); Flávio Nogueira (Cidades); Karenina Eulálio (DER); Luciano Paes Landim (Transportes) e diretores da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Ccom

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