Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Jefferson Praia apóia recomendações de especialistas para Amazônia publicadas pela revista Veja


O senador Jefferson Praia (PDT-AM) apoiou as sugestões de especialistas sobre meio ambiente reunidos pela revista Veja para comemorar os seus 40 anos. A revista publicou, na edição desta semana, 40 propostas, em todos os setores, para que o país consiga desenvolver-se com rapidez e ao mesmo tempo reduzir suas injustiças sociais.

No caso das propostas para o meio ambiente, Jefferson Praia destacou que a uma delas deve ser a base de todos os programas de preservação das florestas - tornar mais vantajoso manter uma árvore em pé do que derrubá-la. Ele citou ainda a importância de se realizar um zoneamento ecológico, definindo com clareza quais áreas se prestam à preservação, à extração primária ou ao aproveitamento pela agropecuária. Ele entende que o zoneamento agroclimático é ferramenta vital para planejar o desenvolvimento sustentável.

- Não adianta tentar solucionar o problema da devastação da floresta a golpes de lições de moral aos amazônidas, pois eles sobrevivem da extração e da agropecuária.Ou então pela via única da repressão, que só contribui para intensificar a violência, os conflitos e, portanto, não nos dá grandes soluções - sustentou.

Na opinião do senador, os especialistas reunidos pela revista foram felizes ao recomendar ao governo que unifique as 30 leis sobre meio ambiente existentes no país. Observou que, se a atual legislação for seguida cegamente, só 30% do território nacional poderá ser explorado. Esse emaranhado de leis, disse, paralisa as atividades econômicas.

Ainda dentro das recomendações, encontra-se uma proposta para acelerar os programas de saneamento, dobrando os valores hoje aplicados. Jefferson Praia lembrou que menos da metade das casas brasileiras está ligada a redes de esgoto e, dessa metade, apenas 35% recebem algum tratamento antes de chegar aos rios, aos lagos e ao mar.

- Congratulo-me com a revista Veja. Trata-se de um empreendimento jornalístico extremamente bem sucedido que orgulha a imprensa brasileira. É um projeto pedagógico de esclarecimento e ativação da cidadania, baseado na informação veraz, atualizada e útil sobre o Brasil, o mundo e suas profundas transformações - afirmou o senador do Amazonas.

Mais tarde, Jefferson Praia cumprimentou as Organizações Globo por terem criado um endereço na Internet dedicado à Amazônia (www.globoamazonia.com). No endereço, que foi visitado por 90 mil internautas em apenas dois dias, as pessoas podem ainda ver, em tempo real, um mapa com os incêndios na região.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: