Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mais crédito para a agricultura familiar

Responsável por 70% da produção brasileira de alimentos, a agricultura familiar vai contar com um novo sistema de crédito. O chefe do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luiz Guadagnin, anunciou ontem as mudanças que ocorrerão a partir de agora. Na palestra Novas Regras do Pronaf – Plano Safra 2008/2009, promovida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na Expointer, ele revelou que a instituição financia, pelo Pronaf, mais de 27 mil agricultores familiares, com um total de aplicações que supera os R$ 260 milhões.

A principal novidade desse Plano Safra é o Pronaf Mais Alimentos, que concede crédito de até R$ 100 mil para agricultores familiares, com juros de 2% ao ano, prazo de pagamento de até dez anos e carência de até 36 meses. O objetivo é financiar a modernização da infra-estrutura produtiva das propriedades familiares em que no mínimo 70% da renda gerada venha prioritariamente do leite, milho, feijão, arroz, mandioca, trigo, aves, café, frutas, arroz, cebola, ovino e caprinocultura.

A presidente da Fepam, Ana Pellini, falou sobre licenciamento ambiental e para pequenos produtores e rurais. Segundo ela, o segmento conta com avanços, como a municipalização dos procedimentos, com 200 municípios gaúchos já habilitados, e a licença única para propriedade rural de até quatro módulos, sem custo para o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: