Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

MARANHÃO: Workshop discute exportação de animais de alta linhagem para a Venezuela

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável Rural (Seagro) iniciará, a partir de hoje, mais um importante trabalho de crescimento econômico para o estado. Trata-se do "Workshop: Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Estado do Maranhão", que acontecerá entre até 24 de setembro, no Hotel Abbevile, em São Luís.

O evento reunirá produtores de todo o estado, e terá como objetivo discutir a exportação de bovinos, bubalinos, ovino, caprinos, mandioca, soja e tecnologia na manipulação de embriões, para o estado de Monagas, na República Bolivariana da Venezuela. A iniciativa da Seagro foi impulsionada após a visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, ao Maranhão, em março deste ano, com a finalidade de estreitar vínculos de cooperação técnica e sustentabilidade entre os dois governos.

Este será o primeiro grande acordo econômico internacional envolvendo o Maranhão, que hoje possui segundo dados do IBGE, o quinto maior rebanho caprino do país, com 405.672 cabeças; e o sétimo rebanho de ovino do Nordeste, com 230.695 animais. Na mandiocultura, o estado produz atualmente cerca de 1.145,267 de toneladas da raiz, por hectares/ano, sendo a região NE representante de 34,7% da produção nacional.

A programação do Workshop será aberta a partir das 14h de segunda-feira (22), com o credenciamento dos participantes. Na ocasião estarão presentes o Governador do Estado do Maranhão, Dr. Jackson lago; o Embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Dr. Julio Montoya; e o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável Rural, Domingos Albuquerque Paz.

Na pauta do evento serão discutidos temas como o Desenvolvimento Local Sustentável e o Empreendedorismo Rural; o Comércio Exterior e Relação entre os Povos; a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do Maranhão; o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Mandioca no Estado; e a Agricultura Familiar, Barreiras Zoofitosanitárias e Agronegócio como Instrumentos de Desenvolvimento Sustentável.

Em encontro recente com o diretor da Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta, e representantes da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), oportunidade em que foi detalhado o acordo de exportação de animais para a Venezuela, o secretário de Agricultura Domingos Paz destacou que esta é a oportunidade de democratizar os meios de produção agropecuária local e agroecologia entre os dois estados.

No mês de julho, técnicos especializados da Seagro foram deslocados até a região do estado de Monagas para avaliar as condições climáticas e precipitações pluviométricas, que variam em torno de 22 a 28ºC e 900mm/ano, respectivamente ; e principalmente a estrutura física do estado, localizada na região norte-oriental da Venezuela, com uma extensão territorial de 28.900 Km, distribuída em 13 municípios, e uma população de mais de 716 mil habitantes.

Segundo os laudos apresentados pelos técnicos, Monagas possui uma vocação agrícola de 50%, sendo 21% vegetal e 29% animal; com diferentes condições climáticas que favorecem uma grande variedade de flora e fauna. Portanto, com a existência de um ecossistema muito parecido ao das regiões Norte e Nordeste do Maranhão, o que confirma o sucesso do acordo.

O objetivo da missão proposta pelo Governo do Estado do Maranhão é de que as potencialidades agropecuárias do estado sejam reafirmadas, gerando fontes de proteína animal e transferência de tecnologias do setor. Caso os produtores garantam atender as exigências do governo venezuelano e brasileiro será montada uma nova pauta de discussões com a presença dos órgãos federais que determinarão as condições ideiais de exportação dos produtos maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: