Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Plantio antecipado é recomendado

Da Reportagem

A recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é fazer o plantio antecipado de soja utilizando-se variedades precoces e fazendo o monitoramento efetivo da lavoura, com aplicações preventivas ou nos primeiros sintomas da ferrugem asiática.

Segundo o coordenador da Comissão de Defesa Vegetal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, o produtor deve estar atento à qualidade da aplicação, utilizando equipamentos bem regulados e uso da dose recomendada. “O produtor jamais deve aplicar subdoses, procurando utilizar somente os produtos registrados no Ministério da Agricultura”.

Ele lembra que este ano, em decorrência do prolongamento das chuvas, os produtores terão que “redobrar a atenção e fazer um controle ainda melhor, porque a ferrugem pode ressurgir no começo do plantio, já que a quantidade de fungos vivos nas plantas remanescentes é maior este ano”.

INCIDÊNCIA - No ano passado, todas as lavouras de soja foram infectadas pela ferrugem asiática. A média foi inferior a três aplicações, mas algumas lavouras chegaram a fazer até quatro aplicações de fungicidas nas regiões mais críticas como Vale do Araguaia e leste do Estado, em função da realização de plantios tardios.

De acordo com Wanderlei Guerra, apesar dos casos de plantas vivas de soja nas lavouras de inverno este ano, a expectativa é de que o número de focos diminua em relação ao ano passado. “Temos notado que a adesão [ao Vazio Sanitário] vem aumentando ano a ano e acho que isso pode refletir diretamente no resultado da safra”, disse, destacando a “atuação efetiva do Indea neste trabalho”.

Com a introdução do Vazio - estratégia de manejo que visa reduzir a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, que é disseminado pelo vento - é possível diminuir a possibilidade de incidência da doença no período vegetativo e, conseqüentemente, reduzir o número de aplicações de fungicida para controle da doença.(MM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: