Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Prefeitos têm 30 dias para adequar matadouros

Os prefeitos dos municípios alagoanos com matadouros considerados inaptos para funcionamento têm 30 dias para adequarem os abates ou enviar proposta para assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE). A Adeal fiscalizou 81 matadouros, dentre eles apenas quatro foram considerados aptos.

A determinação foi dada na tarde desta segunda-feira (22), em encontro que reuniu a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), MPE, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e gestores municipais.

Na ocasião, foi definido ainda que os matadouros irregulares dos municípios que não tiveram representantes no encontro serão interditados imediatamente.

"Foi enviada uma convocação para todos os prefeitos. Entendemos que aqueles que não se fizeram presentes nem enviaram representantes estão demonstrando a falta de interesse em resolver o problema”, enfatizou Jarbas Omena, presidente da AMA.

Uma das propostas para adequação dos matadouros vem da Adeal. “Sabemos que construir e manter um matadouro dentro das condições sanitárias exigidas muitas vezes é inviável para alguns municípios. O valor mínimo investido para a construção de um de pequeno porte é de R$ 600 mil. Por isso nossos técnicos elaboraram uma proposta de regionalização dos abates”, explica Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Agência.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos seriam divididos em cinco grupos. No primeiro estão os aptos e que poderiam passar a atender imediatamente os municípios do grupo 2 — inaptos e que já seriam interditados. No terceiro estão os que após adequação poderiam passar a atender os municípios do grupo 4, que só então seriam fechados. No último grupo estão sugestões de municípios onde poderiam ser construídos matadouros para atender as regiões circunvizinhas.







por Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: