Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Redução no uso de herbicidas


A redução no uso de herbicidas no sistema de integração lavoura pecuária é o foco de uma pesquisa liderada pela Emater-MG que será divulgada no XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que começou onmtem (31 de agosto), em Londrina, no Paraná. No último dia do evento, 4 de setembro, o extensionista Leonardo Ferreira Calsavara apresentará o artigo, do qual é um dos autores, intitulado Formação de Pastagem de Capim braquiária Consorciada com Milho Utilizando Doses Reduzidas de Herbicidas. O trabalho também contou com a participação do coordenador de Culturas da Emater-MG Walfrido Machado Albernaz.

O objetivo da pesquisa foi encontrar uma dose ideal de herbicida para ser utilizada no sistema de integração lavoura pecuária, com o plantio consorciado de milho e braquiária, de maneira que o crescimento do capim fosse controlado sem prejudicar a formação de pastagem e a cultura do cereal.

O experimento, com o apoio da Embrapa e outras empresas parceiras, tem sido aplicado no município de São Brás do Suaçuí, região Central do Estado, desde novembro de 2007. O trabalho de campo foi realizado na propriedade do agricultor familiar Luis de França Maia, por meio de testes com doses diferentes de herbicidas. Até agora, conta Leonardo Calsavara, constatou-se que com pequenas doses de determinados herbicidas é possível retardar o crescimento da braquiária (capim), ter uma boa produtividade de milho e garantir a preservação das pastagens para a época de seca.


Emater-MG apresenta pesquisa que reduz uso de herbicidas na integração lavoura pecuária: O extensionista Leonardo Calsavara com o agricultor familiar Luis de França Maia
Créditos: Emater-MGApós a conclusão da pesquisa, a Emater-MG pretende levar o conhecimento adquirido, por meio de seminários, dias de campo, encontros e debates, a todos os agricultores familiares interessados no sistema de integração lavoura pecuária (ILP), que já foi implantada em cerca de 60 municípios do Estado com o apoio dos extensionistas da Emater-MG.

A técnica significa mais economia para o produtor rural, que terá menos gastos em herbicidas e maior produção de silagem (farelo de milho que alimenta o gado). Além disso, há vantagens na questão ambiental, pois com a diminuição de herbicida no solo, a capacidade de infiltração da chuva fica maior, e conseqüentemente a recarga de água do solo aumenta, assim como a matéria orgânica, essencial para o desenvolvimento das plantas.

Para o extensionista Leonardo Calsavara, a apresentação da pesquisa da Emater-MG no congresso em Londrina é uma oportunidade de mostrar aos profissionais de todo o Brasil o trabalho realizado pela empresa junto aos agricultores familiares na área de Integração Lavoura Pecuária. "Iremos mostrar que agricultura familiar é referência de trabalhos bem-sucedidos. Trabalhos que podem servir de modelo para a agricultura empresarial", declarou o extensionista.

FONTE

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Miriam Fernandes - Jornalista
Elaine Lopes - Estagiária
Telefones: (31) 3349-8241 e 3349-8021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: