Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Vale participa de debate sobre água de lastro

Para contribuir com as discussões sobre a água de lastro, representantes da área de Meio Ambiente da Vale participaram do I Ciclo de Debates Sobre Água de Lastro e Bioinvasão, realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da Ufma Virtual (campus). O objetivo foi mostrar estudos realizados na Baía de São Marcos e discutir a legislação voltada para o tema.

A água de lastro é recolhida no mar e armazenada em tanques nos porões dos navios como contra-peso para dar estabilidade às embarcações durante a navegação. Desrespeitando as normas vigentes, algumas embarcações não realizam a troca da água de lastro em alto mar, o que permite a inserção de agentes marinhos e sedimentos estranhos ao habitat da região. Desta forma, as autoridades públicas, a comunidade científica, e as empresas privadas, tentam estabelecer formas de controle que neutralizem este efeito.

Na abertura do segundo dia do evento, o gerente de Meio Ambiente da Vale, Roosevelt Corso, explicou que a Vale vem cumprindo seu papel ao atuar em conformidade com as exigências legais e a segurança marítima. “É de nosso interesse que avancem as pesquisas em relação ao lastro”, afirmou Corso.

Pesquisa com participação de alunos – A Vale apóia a pesquisa “Água de Lastro na Baía de São Marcos”, coordenada pelo engenheiro ambiental da Vale, Mario Goto, e orientada pelo professor Claudemir Gomes de Santana, doutor em Química Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: