Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008


A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) tem ativa participação na 52ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema-2008) realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), no Parque da Independência, próximo à Uema, em São Luís, com a instalação de um stand organizado pelo Sistema Estadual da Agricultura, composto pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro), a Superintendência Estadual de Programas Especiais (Nepe), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

Na solenidade de abertura oficial da Expoema-2008, que aconteceu no domingo (31), o governador Jackson Lago foi representado pelo secretário de Estado de Agricultura, Domingos Paz, que afirmou em seu discurso que o Governo do Estado está empenhado e aberto para trabalhar em parceria com os pecuaristas, a fim de buscar o fortalecimento do setor. “Estamos trabalhando de forma bastante firme nos setores agrícola e pecuário, porque acreditamos ser importantes e estratégicos para o desenvolvimento do nosso Estado, buscando, inclusive em outros países, como a Venezuela, apoio e formas de fortalecimento desses setores, com implantação de novas tecnologias”, afirmou o secretário.

O objetivo desse trabalho é divulgar os programas e projetos do Governo do Estado no setor agropecuário, como regularização fundiária, criação de assentamentos rurais para os agricultores familiares, combate à febre aftosa e projetos produtivos para geração de renda. Também, estão no programa de governo as atividades voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população do campo, além das ações para a redução da pobreza rural, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão (Prodim).

No stand da Seagro, os órgãos vinculados (Aged, Agerp, Nepe e Iterma) usam de muita criatividade para expor suas ações, como por exemplo, a apresentação do teatro infantil (A vaca conchita), realizado pela Aged com objetivo de falar da importância do combate à febre aftosa. Apresenta também álbum seriado sobre o uso de agrotóxicos e destinação de embalagens vazias, que são recicladas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), que são transformadas em embalagens de lubrificantes e outros. A Agerp expõe o mel e extrato de própolis, do Serrado Maranhense (comunidade Santa Rita), Carolina e São Luís. Mostra, ainda, em parceria com Sebrae, o trabalho de agricultores familiares do Cinturão Verde e Vassoural, através de estufas com plantação de hortaliças e de flores.

O Iterma mostra e orienta sobre as atividades voltadas para as questões fundiárias, a situação dos assentamentos, os títulos de domínio e as cartas de anuência. O Nepe, por sua vez, apresenta um pouco dos projetos financiados pelo Banco Mundial nas regiões da Baixada, Alto Turi e Lagos. Orienta também sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário, onde são financiadas as terras destinadas a comunidades rurais.

O público que visitar a Expoema também pode ver, no stand da Seagro, vídeos educativos sobre atividades produtivas, no cinema que já é uma atração tradicional apresentado há seis anos pela Seagro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: