Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sistema Estadual da Agricultura marca presença na Expoema

Acontece hoje, às cinco da tarde, no Parque Independência, em São Luís, a abertura oficial da 52ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O evento contará com apresença do governador do Estado, Jackson Lago, do secretário estadual adjunto de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Cristóvão Fernão Ferreira, e do presidente da Associação de Criadores, Marco Túlio.

Os visitantes vão poder conhecer no stand do Sistema Estadual da Agricultura (Seagro), os principais programas e projetos do governo do Estado no setor agropecuário que vem sendo desenvolvidos por todo o Maranhão. São ações realizadaos pelas instituições que formam o sistema, que incluem a Superintendência do Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e a AgênciaEstadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

“Queremos mostrar como os projetos estão contribuindo para a geração de emprego e renda das famílias de agricultores, além de contribuírem com o desenvolvimento sustentável das potencialidades agropecuárias em cada região”, afirmou o secretário Domingos Paz. “O stand é uma das formas de dar visibilidade do trabalho da Seagro, levando até a população informações importantes sobre os projetos. Os visitantes vão poder conhecer o trabalho da Seagro por todo o Estado”, concluiu.

O público poderá obter informações dos programas da Seagro como regularização fundiária e assentamentos rurais para os agricultores familiares, seguro garantia-safra contra secas e enchentes, crédito rural, projetos produtivos para geração de renda e segurança nutricional da população do campo, além das ações para a redução da pobreza rural realizadas pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão (Prodim).

A Seagro vai expor também, numa parceria com o Sebrae, estufas de hortaliças dos Pólos de Horticultura da Ilha de São Luís e estufas de flores, do Projeto de Flores Tropicais e Arranjos Ornamentais. A Superintendência do Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe), que trabalha no combate à pobreza rural traz para esta edição da Expoema agricultoras familiares produtoras de doces típicos e de beju com sabores, como por exemplo, de acerola e de cebola.

Os visitantes também vão conhecer e poder comprar diretamente das agricultoras familiares os belíssimos arranjos de folhas e flores tropicais da comunidade Vassoral. As agricultoras de Vassoural, localizado na ilha de São Luís, famosas pelo cultivo e preparo de arranjos de flores tropicais típicas da região, vão estar novamente no estande da Seagro este ano, oferecendo cursos e comercializando vasos de flores e arranjos ornamentais.

Para mostrar o Projeto de Hortifruticultura, agricultores familiares vão estar com uma banca com frutas e legumes, reproduzindo a Feira da Agricultura Familiar, que acontece no bairro do João Paulo, na sede da Agerp, todos os sábados, pela manhã, reunindo 30 agricultores familiares da ilha de São Luís, que vendem direto aos consumidores suas frutas, legumes e hortaliças bem fresquinhos, colhidos na tarde da sexta feira, com preços 20% menores do que os praticados no mercado. Quem gosta de artesanatos feitos com palha de buriti, vai encontrar muitos produtos confeccionados por mulheres rurais artesãs, como bolsas e chapéus. Além da exposição de colméias de abelhas tiúbas (nativas) e africanizadas para apresentação ao público, os produtores vão estar vendendo mel.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária vai expor também, em caráter educativo, entre outros produtos, as roupas adequadas à segurança dos agricultores na aplicação de agrotóxicos na lavoura e para a captura de morcegos hematófogos. Técnicos do órgão estarão à disposição do púbico para oferecer informações sobre o combate à febre aftosa no rebanho de bovinos e bubalinos do Maranhão através de vacinação, controle de pragas nas lavouras, fiscalização nas barreiras sanitárias, instalação de matadouros públicos e inspeção sanitária em produtos de origem animal e vegetal.

Técnicos do Sistema Estadual de Agricultura vão dar informações ao público que visitar a Expoema sobre projetos como criação de animais de pequeno porte como cabras e galinhas, produção de mel, hortifruticultura, criação de hortas no fundo dos quintais, criação de peixes em cativeiro, bionergia, agroecologia e municipalização da agricultura, entre outros.

O público também vai poder assistir aos vídeos informativos sobre atividades de produção agropecuária, no cinema que já vem sendo montado há seis anos, constituindo-se numa das atrações tradicionais do stand da Seagro na Expoema.

A Expoema 2008 já está na 52º edição. Embora a abertura oficial seja feita somente no Domingo, a exposição já estará funcionando para o público na tarde do próximo Sábado, 30/08. O stand da Seagro fica localizado próximo ao portão principal de entrada do Parque Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: