Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Técnicos agrícolas são capacitados em produção integrada de frutas

Da Redação
Agência Pará

Começou nesta quarta-feira 3, na Secretaria de Estado de Agricultura, o curso sobre produção integrada de frutas com ênfase para a cultura do abacaxi. O objetivo é implantar o novo método de plantio, baseado na sustentabilidade, com aplicação dos recursos naturais em substituição aos insumos poluentes.
O ministrante do curso, Aristóteles Pires de Matos, doutor em fitopatologia e pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia, diz que o sistema de produção integrada surgiu da fragilidade do método tradicional de plantio que não tem sustentabilidade e não atende mais às exigências do mercado, onde o público consumidor busca cada vez mais produtos de melhor qualidade.


O novo sistema de produção agrícola terá um projeto piloto implantado em Floresta do Araguaia, maior produtor individual de abacaxi do mundo. Em 2007, produziu 412 mil toneladas de frutos, em 7.200 hectares plantados por 1.200 produtores. Um projeto piloto também será implantado em Salvaterra, no Marajó, outro grande produtor de abacaxi no Estado.

Antes da implantação do método no Estado, será feita uma consulta aos produtores para determinar o nível de adesão daqueles que estão dispostos a mudar o seu sistema tradicional de trabalho e uma avaliação do impacto sócio-ecnômico-ambiental.

Já existem em todo o país, 56 projetos em andamento, envolvendo 42 produtos e 500 instituições.


O professor Aristóteles de Matos é o coordenador do projeto no Estado do Tocantins, onde a produção integrada começou com apenas um produtor e hoje já tem 23 que já produziram 7.800 toneladas de abacaxi. Eles comemoram o aumento da safra com frutos livres de agrotóxicos e mais bem aceitos no mercado. A produção integrada reduz os custos, melhora a qualidade dos produtos e preserva o meio ambiente.

Técnicos da Sagri, Emater, Adepará, Amat, Embrapa, Ufra, Ufpa, Sebrae e Superintendência Regional de Agricultura participam do curso que encerra nesta quinta-feira 4.



Texto: Leni Sampaio - Sagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: