Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vazio sanitário encerrou ontem no Paraná e no Mato Grosso

Da Agência Safras


O vazio sanitário nos Estados do Mato Grosso e do Paraná terminou ontem, período no qual não é permitido o plantio da soja. Agora, com a proximidade do plantio para a próxima safra, o Consórcio Antiferrugem alerta o produtor para a ocorrência de ferrugem em plantas de soja voluntário, o que indica a presença do fungo causador da doença nas regiões e inicia o mapa da safra 2008/2009.

Ao contrário do ano passado, no inverno de 2008 as condições climáticas favoreceram o desenvolvimento da soja voluntária e as infecções pelo fungo da ferrugem na região do Mato Grosso. As vistorias freqüentes, realizadas nesse estado durante o período do vazio sanitário, mostraram a existência de focos em vários municípios e, apesar dos esforços para eliminação das plantas voluntárias, elas ainda podem ser encontradas no campo, apresentando sintomas de ferrugem.

Conforme relato do Fiscal Federal Agropecuário Wanderlei Dias Guerra da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MT), em levantamento realizado no dia 29/08, foi constatada a presença de plantas de soja voluntária com sintomas de ferrugem em Campo Novo do Parecis, MT. Os produtores devem ficar alerta, mesmo nos plantios iniciais, realizando monitoramento a partir dos primeiros estágios de desenvolvimento. O objetivo do vazio sanitário é reduzir o inóculo do fungo na entressafra, visando diminuir a incidência da doença e as aplicações de fungicida no período vegetativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: