Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Vendas da avicultura do Paraná crescem 29,95%

atuação em grupo na compra de insumos e venda do frango abatido, equipamentos e produtos têm contribuído diretamente para o crescimento recorde da avicultura paranaense. Enquanto as agroindústrias brasileiras tiveram um crescimento médio de 4,2% no primeiro semestre, no mesmo período a avicultura paranaense avançou em 26,95% o faturamento, grande parte desse resultado apoiado em uma estratégia inovadora adotada pelas médias e pequenas avícolas do estado: criar uma nova empresa destinada a centralizar as negociações de compra e venda do grupo, a Unifrango Agroindustrial. A idéia deu tão certo que nos últimos seis meses a nova empresa mais que dobrou a receita de suas operações e aumentou em quatro vezes o total alcançado com a intermediação de compra e venda de grãos.

A Unifrango Agroindustrial centraliza e administra os principais processos de comercialização das suas 19 empresas associadas, que juntas atuam no setor avícola e representam 25% da produção de frango de corte do Paraná. O grupo responde pela terceira colocação em abate de frango no país, com 1,8 milhões de cabeças abatidas/dia, e é o que mais produz pintos de um dia, com dois milhões e duzentos mil de pintainhos diários, exportando para mais de 120 países, incluindo Japão, Arábia Saudita e Rússia.

No acumulado do primeiro semestre deste ano, a Unifrango obteve um crescimento global de 106% e de 325% com a intermediação de compra e venda de insumos para a avicultura, como milho e soja. No mesmo período, a empresa obteve um faturamento de R$ 180 milhões em intermediações de negócios, em especial com as negociações envolvendo o mercado externo, principalmente a importação de matérias-primas e para o setor de compra de insumos, que está 400% maior.

Este bom desempenho se explica porque ao centralizar as operações de comercialização, as pequenas e médias indústrias avícolas conseguem competir de igual para igual com as maiores empresas do setor, conseguindo comprar insumos e vender produtos em melhores condições. O executivo do grupo, Pedro Henrique Oliveira, informa que a grande atuação da empresa neste primeiro semestre foi na intermediação das negociações, aprimorando a compra de insumos. Para isso, tem investido em acordos com as cooperativas paranaenses para alavancar a compra de milho, um dos principais insumos para a atividade.

Segundo Oliveira, o setor de compra de grãos foi o que mais gerou resultados para a Unifrango no primeiro semestre de 2008, registrando um crescimento acima de 400% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. "Esse aumento é explicado pelo fortalecimento das parcerias estabelecidas com fornecedores tradicionais como Cocamar, Cooperativa Lar e Coopavel", afirma. Ainda de acordo com Oliveira, outra área de atuação que obteve um salto no desempenho foi a de importação de matérias-primas. "As importações neste primeiro semestre tiveram um crescimento de 325%", ressalta.

Até o final de 2008, a Unifrango pretende manter a média de crescimento obtida no primeiro semestre e consolidar o projeto voltado para o fortalecimento das negociações em bloco e abertura de mercados para exportação. A empresa participou no mês de maio da feira de alimentos Sial edição China e já está com a participação confirmada em outros eventos de nível internacional, como a Sial Paris, que acontecerá em outubro. "Os números atuais mostram que a projeção inicial de crescimento da Unifrango foi superada. A expectativa para o segundo semestre é o crescimento das exportações, que devem aumentar em função de ações iniciadas em 2008, como a participação em feiras internacionais", avalia Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: