Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 11 de outubro de 2008

Técnicos da Aged vão ser treinados para fiscalizar comércio de sementes

Com a finalidade de nivelar os procedimentos de fiscalização do comércio de sementes no Maranhão, o governo do Estado vai realizar o treinamento “Procedimentos Técnicos na Fiscalização do Comércio de Sementes”, nos próximos dias 16 e 17 de outubro, em São Luís, na sede do Ministério da Agricultura. A ação está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro)/Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura/MA.

A capacitação será realizada com 12 fiscais de Defesa Vegetal da Aged, abordando as regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Imperatriz, Presidente Dutra, São João dos Patos e Santa Inês, além de São Luís. De acordo com o fiscal de Defesa Vegetal da Aged, Roberval Raposo Júnior, ainda não há uma efetiva fiscalização no intenso comércio de sementes no Maranhão, e a comercialização tem de obedecer aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, por meio de legislação específica.

“A falta deste controle no comércio de sementes leva, principalmente, à oferta de produtos de baixa qualidade genética, sem pureza varietal, ou seja, com mistura de variedades e disseminadores de sérias pragas vegetais, causando significativos prejuízos aos consumidores de sementes do nosso Estado, bem como aos produtores de sementes regularizados. A fiscalização objetiva a retirada do comércio das sementes piratas, sem qualidade e fora dos padrões estabelecidos, além do cadastramento das revendas, que são algumas das exigências estabelecidas pela legislação”, afirmou Roberval.

O fiscal da Aged disse que com o treinamento sobre os procedimentos técnicos de fiscalização do comércio de sementes, o governo espera reverter esse quadro. “Os agentes vão potencializar a competência na realização da atividade de fiscalização por meio do estabelecimento de requisitos e procedimentos técnicos. Os resultados, sem dúvida, estarão em total correlação com as expectativas de todos os envolvidos com esse primordial componente do setor agrícola estadual e nacional”, explicou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: