Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Tocantins se prepara para 2ª etapa da campanha de vacinação antiaftosa

A poucos dias do início da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - ultima os preparativos para a campanha, que será realizada de 1º a 30 de novembro. Já estão nos estoques das lojas agropecuárias do Tocantins 1.590.810 vacinas e a previsão da Central de Selagem de Vacinas Veterinárias do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa é disponibilizar mais oito milhões de doses até o final de novembro.



A vacinação dos bovídeos (bovinos e bubalinos) é obrigatória, independente da idade do animal, e a expectativa, de acordo com a primeira etapa da campanha, é imunizar cerca de sete milhões de cabeças de gado.



Para o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, os excelentes índices de cobertura vacinal provam que o produtor está consciente do seu papel e tem feito sua obrigação, protegendo o rebanho tocantinense. "Vacinar é a única forma de prevenir os animais contra uma doença que pode ser extremamente prejudicial não só ao Tocantins, mas a todo o País", explica Camêlo, acrescentando que espera contar novamente com o apoio de todos os pecuaristas.



Além do trabalho educativo, a Adapec inspeciona e fiscaliza a imunização do rebanho. O produtor que não vacinar seu rebanho fica passível de multa no valor de R$5,32 por cabeça de gado não imunizado e impedido de transportar os animais, com o bloqueio da ficha. "O produtor também pode nos ajudar nesse processo, denunciando casos em que os animais não receberam as doses de vacina. As irregularidades podem ser delatadas através do Disque Defesa no 0800 – 631122", diz o presidente.



Em 2007, foi instituído um novo benefício para os pecuaristas, e, assim como em novembro daquele ano e no último mês de maio, ficam isentos da vacinação, os animais destinados ao abate imediato, durante a campanha e até 60 dias após seu término. Neste caso, o produtor deverá assinar um termo de compromisso junto à Adapec, definindo a data do abate.



Dados
Na primeira etapa da campanha de 2008, realizada no mês de maio, foi vacinado contra a febre aftosa 99,06% do rebanho tocantinense, ou seja, 7.125.131 animais, de um rebanho total de 7.192.763 bovídeos.



Andressa Figueiredo www.adapec.to.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: