Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CE pode ser zona livre da aftosa

Brasília. O governador Cid Gomes e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, estiveram em audiência pública, ontem em Brasília, com o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, para fazer pressão ao Governo Federal por um título de estado livre da febre aftosa. Com essa audiência, o Ceará conseguiu agilizar o processo para sair da zona de risco desconhecido de aftosa e mudar o calendário agrícola do estado. O resultado do encontro foi uma visita marcada para novembro dos técnicos do Mapa ao estado. Embora não tenha sido firmado nenhum acordo concreto, o secretário Camilo Santana fez uma avaliação positiva da visita à capital federal. ´Conseguimos o encaminhamento importante do grupo de trabalho direcionado ao nosso Estado e a revisão do cumprimento das regras para a febre aftosa´. De acordo com o secretário, os técnicos vão poder conferir que o calendário agrícola atual não corresponde com a realidade do Estado.

´Esse grupo de trabalho deve fazer uma revisão principalmente do calendário da mamona, que não condiz com o ciclo da planta no Ceará. E não é só com a mamona que isso ocorre, mas com quase todas as culturas´, explica. Na região do Cariri esta revisão já está sendo feita, mas por conta do Estado. O secretário diz que essa região saiu na frente por ser uma área de grande porte para agricultura, mas ressaltou que o Estado não tem condições de fazer a revisão em todas as cinco regiões do estado.

Além de pedir a revisão do calendário, o governador e o secretário aproveitaram e cobraram do ministro uma avaliações das ações do estado no cumprimento das regras para que volte a exportar carne. ´Estamos cumprindo as regras. Já fizemos o cadastro agropecuário, compramos equipamentos, estamos investindo´, argumenta o secretário. ´Ficou prevista uma auditoria no Estado para alteração do risco, para que ele passe pelo menos para risco médio´, completa. No Nordeste apenas três estados tem esse título, Sergipe, Rio Grande do Norte e a Bahia.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: