Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Estado prepara vacinação da aftosa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa já começou a ser organizada na região de Santa Cruz, que engloba também Sinimbu e Herveiras. A partir do dia 2 de dezembro a Secretaria Estadual da Agricultura entrega as doses com o medicamento, que em janeiro começa a ser oferecido gratuitamente aos produtores que se enquadram no Pronaf.

A previsão é de que sejam imunizados cerca de 40 mil cabeças de bovinos e bubalinos nesses três municípios. Antes do início da aplicação, os vacinadores receberam treinamento. De acordo com o chefe da Inspetoria Veterinária, Antônio Maciel, os profissionais devem estar preparados, pois a região colonial apresenta características diferentes das demais. Além de possuir um pequeno número de animais, as propriedades ficam distantes umas das outras, o que exige um grande deslocamento para atender todas elas.

Estima-se que 95% dos criadores de bovinos dessa região se enquadrem no Pronaf. Os outros terão que comprar as vacinas em casas veterinárias e retirar autorização para a aplicação junto à Inspetoria Veterinária.

Na primeira etapa da campanha oficial, 13,1 milhões de cabeças do rebanho bovídeo (bovinos e búfalos) serão imunizadas no Rio Grande do Sul. O diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), Cláudio Dagoberto Bueno, lembra que a responsabilidade é do produtor rural. “O DPA fiscaliza a vacinação, não executa”, esclarece. A exceção é para assentamentos, reservas indígenas e propriedades consideradas de maior risco para a febre aftosa, onde os técnicos do DPA realizam a vacinação com agulha oficial (ou seja, dos próprios médicos veterinários da Secretaria da Agricultura) ou supervisionam a imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: