Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

MT integra a 19ª Conferência da Comissão Regional da OIE para as Américas

O uso adequado da biotecnologia na produção e utilização adequada de vacinas como norma para melhorar a saúde e o bem estar animal foram pauta da 19ª Comissão Regional para a OIE Américas, que aconteceu na última semana (21.11), em Havana (Cuba). O estado de Mato Grosso, representado pelo presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Décio Coutinho, participou do evento e buscou harmonizar as normas na produção e no diagnóstico animal. O presidente do Indea - que também proferiu palestra no encontro – foi o único convidado oficial de Mato Grosso e destacou a importância da vacinação como melhoria à qualidade animal.

"Um dos principais obstáculos à melhoria da sanidade animal em algumas regiões do país e do mundo é a falta de equipe veterinária qualificada e habilitada para a consegue manter o rebanho livre da febre aftosa há 13 anos consecutivos. Todavia, isso só foi possível pela união entre Governo do Estado e a iniciativa privada e ainda necessitamos de mais profissionais nesse ramo”, ponderou Décio Coutinho, ao destacar que essa ‘carência’ técnica o Estado está suprindo com a contratação de 329 novos técnicos para o Indea a partir do primeiro semestre do ano que vem.

A principal questão levantada durante a conferência foram os novos testes diagnósticos de última geração para a detecção rápida dos agentes patogênicos e/ou as respostas imunes após a infecção, além de, demonstrar o valor acrescentado da biotecnologia na promoção da saúde e bem-estar animal em todo o mundo. Na ocasião, países pediram à OIE para desenvolver as normas em matéria de biossegurança na produção e utilização destes produtos numa rede de centros de colaboradores, além de, oferecer apoio aos membros e atualizar a legislação. Para alguns conferencistas, essa seria a melhor forma de por fim às barreiras comerciais ligadas a doenças animais.

Lista da OIE de surtos de doenças animais

No ano passado, alguns países tiveram de lidar com surtos de febre aftosa, encefalopatia, espongiforme bovina, peste suína clássica, raiva, tuberculose bovina e brucelose, entre outros. Os participantes da 19ª Conferência destacaram a importância da notificação precoce e a transparência da situação sanitária usando o novo sistema WAHIS OIE. As recomendações aprovadas por esta conferência serão apresentadas para apreciação e aprovação final pela OIE, bem como, todos os deputados na próxima Assembléia Geral que acontecerá em maio de 2009 e deve reunir 172 delegados nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: