Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Campanha contra febre aftosa registra recorde em vacinação


A Segunda Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa obteve maior índice de cobertura vacinal entre todas já realizadas no Maranhão. Foi registrado o percentual recorde de vacinação de 94,24% dos rebanhos bovinos e bubalinos do estado. Realizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), que faz parte do Sistema Estadual da Agricultura (Seagro), a segunda etapa aconteceu em novembro de 2008.

Os dados foram apresentados pelo diretor-geral da Aged, Sebastião Anchieta. Ao todo, foram vacinados 6 milhões, 545 mil e 119 animais, em 74 mil e 122 propriedades rurais cadastradas.

Foto: DIVULGAÇÃO

Maranhão registra recorde de vacinação na campanha de combate à febre aftosa

Segundo Anchieta, o ótimo resultado alcançado se deve ao fortalecimento das barreiras sanitárias, aos programas de educação sanitária e à fiscalização do Departamento de Defesa Animal, que foi reestruturado, com a aquisição de carros e de equipamentos.

Outro ponto ressaltado foi a maior conscientização entre os criadores maranhenses. De acordo com diretor de Defesa Animal e Inspeção Sanitária da Aged, Severino Pessoa, agora, os técnicos se deslocam até as propriedades cadastradas que não realizaram a vacinação contra a febre aftosa. Desta forma, os fiscais acompanham a vacinação de acordo com a lei.

“Faremos a vacinação nos rebanhos dos criadores inadimplentes durante todo o mês de fevereiro. O Maranhão solicitará uma auditoria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre os meses de maio e junho, para verificar se o Estado já tem condições de mudar para a classificação de “livre de febre aftosa com vacinação (baixo risco)” com reconhecimento nacional”, informou Severino Pessoa.

Além da auditoria, é necessário também a realização um procedimento denominado inquérito soro epidemiológico, realizado pela Aged por autorização do Ministério da Agricultura, que permitirá a identificação de circulação viral ou não. Não sendo detectada a presença de vírus, o Mapa concederá a mudança de faixa de classificação.

“Acreditamos que as ações realizadas foram muito satisfatórias e, com isso, poderemos almejar a categoria “livre de febre aftosa com vacinação” também em nível internacional, em 2010, quando da realização da reunião técnica da Organização Mundial de Saúde Animal (O.I.E)”, concluiu Severino Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: