Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Agronegócio: mapa e fonesa traçam ações para sanidade vegetal e animal

SAFRAS (26) - A harmonização das ações de defesa agropecuária nas esferas nacional e estadual foi a pauta principal da reunião entre representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) e do Fórum Nacional dos Executores de Defesa Agropecuária (Fonesa), nesta quinta-feira (26), em Brasília. Na primeira reunião do ano, diretores dos departamentos da SDA e dos órgãos executores de Defesa Agropecuária em 16 estados traçaram uma estratégia comum nas áreas de saúde animal, sanidade vegetal, inspeção de produtos de origem animal e rastreabilidade.

"O Fonesa é um fórum necessário para discutir e harmonizar estratégias que constituem a base para as políticas públicas de defesa agropecuária e as garantias à nossa certificação", afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.

O Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) foi um dos principais pontos discutidos no encontro desta quinta-feira. O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) intensificará, durante o ano 2009, as auditorias orientativas com o objetivo de estimular a adesão dos estados ao sistema. "Nosso propósito é estimular os estados a formalizarem sua adesão ao Sisbi e, nesse sentido, a SDA tem procurado incrementar as auditorias para que os estados entendam o processo e o que precisa ser feito para obter essa adesão", destacou o diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira da Costa.

Aftosa - Para o diretor do Departamento de Saúde Animal, Jamil Gomes de Souza, o Fórum desempenha papel importante na execução das ações descentralizadas da Defesa Agropecuária. Prova disso é que, para que o Brasil seja reconhecido como livre de febre aftosa até 2010, os estados, principalmente os do Norte e Nordeste, devem se comprometer em participar do programa.

A sanidade vegetal também foi tema do encontro, com o aprofundamento das discussões sobre o status fitossanitário para pragas vegetais e a unificação do controle de trânsito de vegetais, seus produtos e subprodutos.

Fonesa Criado em 1998, o Fórum representa todos os órgãos estaduais de defesa agropecuária. Seu objetivo é definir as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal e promover a permanente articulação entre os órgãos de defesa agropecuária, com vistas ao desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

"Essa harmonia entre os órgãos executores e os departamentos da SDA é fundamental para o sucesso das ações de defesa agropecuária no Brasil. Sem isso, a defesa não existe", enfatizou o presidente do Fonesa, Décio Coutinho. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: