Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Brasil retoma embarque de carne suína para o Chile

O Brasil reabriu o embarque de carne suína para o Chile. Os carregamentos foram fechados pelas cooperativas catarinenses Mabella (Itapiranga) e Coopercentral Aurora (Joaçaba). As operações acontecerão em fevereiro. O país não exportava o produto desde 1978 devido à peste suína africana.



A Aurora enviará 50 toneladas ao preço de 1,8 mil dólares a tonelada. O diretor comercial da Aurora, Leomar Somensi, está otimista com a possibilidade de novos pedidos. Já o gerente de relações com o mercado da Mabella, Fábio Bonassi, não revelou as bases do contrato.



O Brasil recuperou a habilitação em outubro de 2008, mas somente para unidades em Santa Catarina, único estado livre de aftosa sem vacinação. O Chile não aceita o zoneamento sanitário em vigor no Brasil, o que exclui o RS. "Infelizmente, estamos fora do jogo", lamenta o diretor executivo do Sips, Rogério Kerber. Apesar da restrição geográfica, a retomada irá reforçar o desempenho do setor em meio à retração em mercados como o russo. As vendas externas em 2008 somaram 1,48 bilhão de dólares, alta de 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: