Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Embrapa identifica verminose em rebanho bubalino de Rondônia

Considerada a principal ameaça à saúde de búfalos recém-nascidos, o verme Toxocara vitulorum foi identificado por pesquisadores da Embrapa em animais do rebanho bubalino de Rondônia. Amostras de fezes foram coletadas em bezerros criados na região central do Estado e exames de laboratório indicaram a presença de ovos do verme. Nos próximos meses, pesquisadores da Embrapa Rondônia irão examinar semanalmente um grupo de animais para verificar a dinâmica populacional do parasito e embasar ações de controle epidemiológico para o Estado.

O Toxocara vitulorum é um helminto do grupo dos nematódeos, os vermes cilíndricos, que têm como comportamento a infestação do aparelho digestivo de búfalos jovens. Por conta da baixa imunidade, os bezerros com até três meses de vida ficam mais vulneráveis ao parasito, que geralmente é transmitido pela mãe, durante a gestação e no período de amamentação.

O pesquisador Fábio Barbieri, da Embrapa Rondônia, explica que os vermes competem com seu hospedeiro na absorção de nutrientes, podem retardar o desenvolvimento do animal e até levá-lo à morte. Por serem grandes – os adultos possuem de 20 a 30 centímetros de comprimento –, os helmintos se aglomeram e podem obstruir o instestino delgado do bezerro. Em casos mais graves, ocorre a compressão dos vasos sanguíneos, o que pode causar a morte do animal.

O controle do parasito é um fator importante para o sucesso da criação comercial de búfalos, afirmam os pesquisadores. Para embasar as ações epidemiológicas, um rebanho com 56 búfalos é estudado no Campo Experimental de Presidente Médici, da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em fevereiro nascem os primeiros bezerros que serão acompanhados no estudo. Os pesquisadores farão a coleta de fezes dos animais a cada dois dias durante um mês e meio. Nos meses seguintes serão coletadas amostras semanais até que se complete 30 semanas de avaliação. O objetivo é identificar a dinâmica populacional do verme para saber os períodos de maior e menor infestação de acordo com o desenvolvimento do filhote, e definir quais os momentos ideais para aplicação de vermífugo.

O trabalho faz parte do projeto "Ações de transferência sobre manejo reprodutivo, sanitário e nutricional de búfalos leiteiros para pequenos produtores do Estado de Rondônia", coordenado pelo médico veterinário Marivaldo Figueiró, da Embrapa Rondônia. Além do controle de vermes, são implementados procedimentos de higiene na ordenha e na manipulação do leite. Também são adotadas técnicas de melhoramento genético para o desenvolvimento de animais com maior aptidão à produção de leite. O objetivo é incentivar a criação de búfalos no Estado de Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: