Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Conhecimento para transportar suínos e aves

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promoveram treinamento para Médicos Veterinários de Ponte Nova e região, para emissão de GTAs eletrônicas. O curso aconteceu na sede da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e região (Coosuiponte), na manhã do dia 19/02, sendo ministrado pelo Médico Veterinário e Fiscal Agropecuário da Gerência de Defesa Sanitária Animal – IMA, Dr. Bruno Rocha de Melo.

O curso é de suma importância, pois é pré-requisito para utilização do programa GEODSA (Sistema de Georeferenciamento e Defesa Sanitária Animal), que emite as GTAs eletrônicas. Com o uso do programa não será mais necessária a entrega do relatório de transito mensal ao IMA, o Médico Veterinário apenas transmitirá de forma eletrônica esses dados semanalmente, para uma base de dados central.

Os participantes receberam instruções sobre a funcionalidade do programa, o modo como operá-lo. Durante todo o treinamento esclareceram suas dúvidas e deram sugestões para o aperfeiçoamento do programa. “As GTAs eletrônicas trarão mais confiabilidade na avaliação do trânsito de aves e suínos no estado de Minas Gerais, possibilitando ao IMA maior controle das granjas cadastradas, e para o Médico Veterinário a utilização do programa facilita a rotina de emissão de guias, evita uma série erros de preenchimentos que poderiam ocorrer e agiliza o processo”, ressaltou Bruno Rocha de Melo. “A utilização do GEODSA comprova a modernização e a tecnologia que a suinocultura vem buscando.

O IMA e o MAPA complementam essa busca assegurando a oferta de produtos de qualidade, contribuindo para a preservação da saúde pública e da sanidade do rebanho. Em nome da Assuvap e Asemg agradeço a todos os profissionais das entidades que se empenharam na realização do curso para os Médicos Veterinários da Zona - da - Mata", afirma Alvimar Jalles, diretor técnico da Assuvap.

Fonte : APCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: