Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Embrapa cria software que mede impacto de novas tecnologias

SÃO PAULO – A unidade de Meio Ambiente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um programa de computador que permite, ao produtor rural, avaliar o impacto que será causado por inovações tecnológicas que queira introduzir em sua propriedade. As informações são do site da empresa na internet.

De acordo com a Embrapa, o programa, denominado INOVA-Tec, inclui 61 indicadores nas áreas ambiental, social, econômica, de ocorrência inesperadas (acidentes), entre outras. A idéia é que, ao inserir os dados sobre a tecnologia que pretende implementar, o produtor poderá monitorar as variáveis que podem vir a causar problemas.

Dessa maneira, o usuário poderá planejar com antecedência como contornar eventuais danos ao meio ambiente, por exemplo. A vantagem é justamente reduzir os impactos ambientais e sociais por meio de uma análise caso a caso.

“A utilização do software atenua a responsabilidade do avaliador como um direcionador dos indicadores que devem ser analisados e dos componentes que podem ter importância nesta avaliação, possibilitando a análise caso a caso e, com isto, o emprego da tecnologia de modo que permita a prevenção e mitigação de danos ao meio ambiente”, disse a pesquisadora responsável pelo projeto, Katia de Jesus-Hitzchky, segundo o site da Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: