Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Hidroponia garante alta produtividade em Sete Quedas


Uma técnica nova para a região a "Hidroponia", que consiste na produção de hortaliças na água e sem a aplicação de agrotóxicos, garante alta produtividade e lucros elevados em comparação com a produção na forma convencional.

A avaliação é do produtor rural Itamar Rodrigues de Souza, que há três meses implantou o sistema em sua propriedade rural de 1,5 alqueires em Sete Quedas e diz estar extremamente satisfeito com os resultados alcançados.

Segundo Itamar o sistema, que é fornecido por uma empresa da cidade de Umuarama no Paraná e custa em média, R$ 52 mil reais, consistem em canaletas em tubos de PVC com água corrente, instalados em uma estufa térmica, cuja temperatura é controlada pelo próprio produtor, o que garanta a produtividade durante todo o ano, independente das condições climáticas externas.

Outra vantagem que o sistema oferece, segundo o produtor rural, é o cem 100% de aproveitamento das hortaliças produzidas.

"Como não tem contato com a terra e está a salva de ataque de insetos, as folhas estão sempre limpas e são todas aproveitadas. Outra vantagem é que a taxa de desperdício é zero. Como a planta é produzida na água, após ser levara ao mercado da forma que sai do produtor, com as raízes, ela pode ficar por até três dias fora da água. Se nesse período não foi comercializada ela é recolhida de volta e apenas 48 horas após ser reinstalada na tubulação que substitui o canteiro em uma horta tradicional, a planta já está cem por cento revigorada e pronta para ser comercializada novamente", informou Itamar de Souza ao ressaltar que o lucro líquido de um pé de alface por exemplo, tirando todo o custo de produção, gira entorno de 70%.

Itamar, que apesar de estar a apenas três meses trabalhando com o sistema, já está ampliando sua estufa, também destacou as variedades de culturas que podem ser cultivadas através da hidroponia.

"Hoje trabalho apenas duas horas por dia aqui na estufa e minha produção é de 4 mil pés de alface ao mês. Faço colheitas diárias e trabalho com mercado garantido em Sete Quedas, Tacuru e Paranhos. Agora estamos aumentando nossa estrutura para diversificar as hortaliças com a produção de agrião e até tomate, que já realizamos testes e está produzindo muito bem", disse Itamar ao ressaltar que atualmente comercializa o alface produzido através da hidroponia por R$ 1,00 cada pé.

Sistema é movido por bombas e água recebe nutrientes

Durante uma visita a "Hidro Hort" como foi denominada a horta, Itamar, fez uma demonstração de como funciona o sistema que move a hidroponia em sua propriedade.

A água, vinda de um poço semi-artesiano é coletada em uma caixa plástica, recebe nutrientes orgânicos, desenvolvidos para alimentar as plantas e a própria bomba responsável por fazer a água circular pelas canaletas de PVC no interior da estufa onde estão as hortaliças, também é responsável pela oxigenação da água que a cada três dias é trocara e a água retirada da caixa segue para irrigação de outras plantas, entre elas a plantação de tomates que ainda é feita da forma convencional na propriedade.

Segundo Itamar Souza, as mudas das plantas são produzidas da forma tradicional, na terra, só depois são removidas para o sistema de hidroponia.

Fonte: A Gazeta News

Um comentário:

  1. boa tarde itamar vi sua reportagem e gostei muito e eu quero montar uma estufa e se vc pudesse me dar umas dicas eu agradeceria meu email e gauchoms@ig.com.br tel 67 30263992 81360280 desde ja agradeco AMARILDO

    ResponderExcluir

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: