Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MEC promete inaugurar 100 escolas técnicas até o fim de 2009

presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram nesta terça-feira a primeira de cem escolas técnicas que o Ministério da Educação (MEC) pretende inaugurar até o fim de 2009.

A unidade de Planaltina (DF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília terá capacidade para receber cerca de mil alunos nos cursos de agroindústria, agropecuária e guia de turismo. Parte das vagas no cursos tecnológicos serão oferecidas aos estudantes que estão no ensino médio. O objetivo é oferecer uma formação integrada.

“Se cada presidente, daqui para frente, fizer um esforço, nós poderemos ter 500, 600 escolas técnicas federais em todo o território nacional. E isso é essencial para que o ensino médio recupere a qualidade e permita ao estudante uma inserção como cidadão e trabalhador muito mais digna”, afirmou Haddad.

Em 2009 completa-se o centenário da rede de educação profissional do Brasil. Durante seu discurso, o ministro Fernando Haddad destacou que nesse período foram criadas pouco mais de 100 escolas, mas que até o final do governo ele e o presidente vão entregar 214 novas unidades.

Lula reafirmou a importância dos investimentos em educação e garantiu que nenhum centavo será desviado da área em função da crise.

Aroldo Félix Nunes, de 36 anos, é aluno do primeiro semestre do curso de agropecuária na escola técnica de Planaltina. Após 16 anos longe dos bancos escolares, ele disse que voltou a estudar porque precisa atualizar-se diante das novas tecnologias do campo.

“Eu tenho uma pequena propriedade em Formosa e a gente fica atrasado se não estudar. Estou tentando aprimorar meus conhecimentos para trabalhar melhor na terra”, explicou.

Alan Barbosa, de 17 anos, está no 1° ano do ensino médio e começou em 2009 o primeiro semestre também no curso de agropecuária. “Às vezes é cansativo, mas vale a pena pelo meu futuro. As minhas chances serão melhores”, acredita.

No projeto de expansão da rede federal, o Nordeste terá 33 novas escolas, o Sudeste 28, o Sul 16, o Norte 12 e o Centro-Oeste 11.

A escola de Planaltina foi fundada em 1958 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Em 1978, foi transferida para o governo do DF e no ano passado foi federalizada. Segundo o ministério, foram aplicados R$ 5,5 milhões na unidade, com contratação de 30 novos professores.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: