Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Pesquisa adapta o plantio de frutas de clima frio para o semiárido

Da redação, com informações do Mapa


Depois da uva, dos vinhos tropicais, o semiárido nordestino começa a dar os primeiros passos para a produção comercial em seus campos irrigados fruteiras típicas de clima frio e de alto valor agregado: pêra e maçã. Estudos experimentais em execução no centro de pesquisa da Embrapa em Petrolina, PE, começam a superar limitações ambientais como a exigência dessas culturas por altitudes elevadas (1000 m) e cerca de 300-350 horas de frio com temperaturas em torno de 70 C na fase de brotação.

O engenheiro agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes, pesquisador da Embrapa SemiÁrido, acredita que pereiras e macieiras podem ser tornar frutas importantes para o negócio agrícola do país. Segundo ele, os bons resultados dos testes conduzidos em área experimental devem direcionar os estudos para avaliar o desempenho das variedades nas condições das empresas exportadoras e das propriedades de agricultores. Tanto a pêra quanto a maçã são frutas com grande potencial de mercado, afirma Lopes.

Dentre as frutas de clima temperado, a pêra é a terceira mais consumida e mais importada pelo Brasil. A produção nacional responde por menos de 10% do total consumido no país. As áreas cultivadas estão concentradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e as colheitas acontecem entre os meses de fevereiro a maio. De acordo com o pesquisador a demanda atual por pêras no país pode vir a crescer e alcançar 300 mil toneladas ao ano.

O cultivo da macieira é recente no Brasil. Estabeleceu-se por meio de grandes empresas nos estados da região sul e em São Paulo, atraídas por incentivos de políticas públicas à implantação de pomares e instalação de infra-estrutura de câmaras e transportes frigoríficos, e de comercialização. No semi-árido, com as análises das avaliações de cinco variedades de maçã, o pesquisador considera como muito promissora a possibilidade de recomendar plantios comerciais da fruta dentro de mais um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: