Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 28 de março de 2009

Adeal vai distribuir vacina contra aftosa

Acertando os detalhes para dar início a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre a aftosa em Alagoas - que será deflagrada na próxima quarta-feira, 1º de abril - a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) vai distribuir 165 mil doses da vacina entre pequenos criadores do Estado com rebanhos de até dez cabeças de bovinos ou bubalinos.

De acordo com o diretor-presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante, as vacinas, que foram adquiridas pela Agência em licitação ao custo de R$ 1,23 por dose, chegam a Alagoas na próxima segunda-feira, dia 30. A distribuição será feita durante todo o mês de abril.

Para garantir que os rebanhos sejam imunizados contra a aftosa, além de distribuir as doses, a Adeal em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), estará aplicando as vacinas sem qualquer custo para o pequeno produtor rural, seguindo o exemplo das etapas anteriores de vacinação.

"Distribuindo as doses e disponibilizando os vacinadores, gratuitamente, estamos tendo a certeza de que os animais dos pequenos criadores serão, realmente, imunizados. Além da necessidade de conservação em baixas temperaturas, a vacina precisa ser aplicada no local adequado, a tábua do pescoço do animal, que deve passar por um processo de assepsia. Com esses procedimentos trabalhamos não só para garantir a imunização, mas também para educar pequenos produtores que muitas vezes não têm na propriedade as condições adequadas para a aplicação das vacinas", efatiza Hibernon, acrescentando que a Faeal está participando da campanha com 69 vacinadores.

De acordo com Álvaro Almeida, presidente da Faeal, a parceria entre a Faeal/Senar e a Adeal vem sendo desenvolvida desde 2007. "O Estado doa a vacina e a Faeal/Senar faz a aplicação dela a custo zero para o pequeno produtor. A vacinação gratuita é realizada em todas nas duas etapas da campanha. Na última vez, chagamos a atender 60 municípios. Queremos ampliar este atendimento a cada ano", destacou o presidente da Faeal.

Segundo a Agência, após o encerramento da primeira etapa da campanha, que está previsto para o dia 30 de abril, os criadores terão 15 dias para declarar a vacinação do rebanho nos escritórios da Adeal espalhados no Estado. A segunda etapa de vacinação será realizada no mês de outubro.

Alagoas, durante toda a semana, passou por uma auditoria de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de avaliar o sistema de defesa agropecuária do Estado para uma possível reclassificação quanto ao risco da febre aftosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: