Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Cultivar Atalanta: racionalização de água na cultura do arroz


A cultivar de arroz irrigado Atalanta foi lançada em 1999 pela Embrapa Clima Temperado. É um arroz de ciclo superprecoce, podendo ser colhido em torno de 100 dias depois de plantado. É uma planta que segue o modelo moderno filipino, de porte semi-anão. Seu grão é longo e fino, padrão preferido pelos consumidores, o que permite larga utilização em receitas e um rendimento culinário do tipo "soltinho" - sem aderência entre os grãos.

Estará presente no programa o pesquisador Ariano Martins de Magalhães Junior, responsável pelo melhoramento genético e lançamento da cultivar, que nos últimos anos tem sido a principal novidade na lavoura orizícola do Sul. Ariano lembra que o potencial produtivo da cultivar é alto, entre 9 mil e 9.800 kg por hectare, ou seja, bastante superior à média do Rio Grande do Sul, ao redor de 6.800 kg/ha. Por ser precoce, pode ser plantada mais tarde, o que significa grande vantagem quando há dificuldades na implantação da lavoura. Da mesma forma, por ter ciclo muito curto, requer menos insumos, inclusive água, com repercussões ambientais interessantes.

Desde que foi lançada, a cultivar Atalanta vem tendo ampliada, a cada safra, sua área plantada. Ariano e os demais pesquisadores de arroz irrigado da Embrapa Clima Temperado estão convencidos de que este interesse dos produtores pela cultivar seguramente continuará crescendo nos próximos anos.

Baixe o VIDEO aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: