Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 9 de março de 2009

Culturas agrícolas de várzeas


Na Amazônia existem dois grandes ecossistemas diferenciados: várzeas e terra firme. O termo várzea é utilizado para designar áreas situadas às margens dos rios de água barrenta ou branca, sujeitas a inundações periódicas causadas pelas enchentes desses rios, que contribuem anualmente com novos depósitos de sedimentos, oferecendo uma camada de solo fértil para a agricultura. Terra firme é um termo genérico, usado na região, para designar locais que não sofrem inundações provocadas pelos rios.

As várzeas, em sua maioria, são áreas consideradas aptas para a prática agrícola, principalmente com culturas anuais e semi-perenes. Os pequenos produtores da Amazônia se utilizam dessas áreas para o cultivo de feijão, milho, arroz, mandioca e hortaliças, cuja produção excedente é vendida nas feitas das grandes cidades.

Diante dessa realidade, a Embrapa realiza pesquisa nas aéreas de várzea com essas culturas e possui índices que podem contribuir consideravelmente a produtividade dos jovens produtores e agricultores familiares. Podemos citar o exemplo da mandioca. A Embrapa recomenda a utilização de clones, associada às tecnologias indicadas, como manejo do solo e da planta, rotação de culturas, seleção de material de plantio, espaçamento, época de plantio e colheita, o que vem proporcionando ao produtor incremento na ordem de 294% com a espécie BRS-Purus, uma das mais promissoras espécies.

A seleção de variedades de milho e feijão, adaptadas às condições de várzea,tem contribuído para o aumento da produção no Estado do Amazonas, o que poderá ser adotada em outros estados da Região Norte.



Baixe o VIDEO aqui

Um comentário:

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: