segunda-feira, 9 de março de 2009
Uso do nim para controle da lagarta-do-cartucho do milho
O programa mostrará que a planta do nim, originária da Ásia e cultivada em vários países das Américas, África e Austrália, tem revelado acentuada atividade inseticida para várias espécies de pragas, incluindo a lagarta-do-cartucho, a que mais ataca a cultura do milho no Brasil. O pesquisador convidado, Paulo Afonso Viana, explicará como as substâncias encontradas no nim são eficazes contra a lagarta, além de mostrar os processos de produção e aplicação do inseticida biológico. A utilização do extrato de nim na dieta de lagartas criadas em laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo apresentou eficiência de 100% no controle da praga. Ele também responderá, ao vivo, as perguntas dos telespectadores.
APELO AMBIENTAL – A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é a mais importante praga do milho no Brasil. O seu ataque ocorre em todos as etapas de desenvolvimento do milho, cujas perdas podem reduzir a produção em até 38%. O controle dessa lagarta tem sido realizado com inseticidas sintéticos, geralmente de custo elevado, com alto risco de toxicidade e de contaminação ambiental. O uso de extratos de plantas podem ser alternativas a esses inseticidas. Podem contribuir também para a redução dos custos de produção das lavouras, diminuindo os riscos ambientais e a dependência dos inseticidas sintéticos.
Paulo Viana conta que o efeito toxicológico do nim é bastante seguro para o homem. "Estamos na fase de encontrar um pacote tecnológico para pequenos agricultores, definindo o número de aplicações e equipamentos corretos".
O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.
Além desse tema principal, o programa apresenta outros assuntos em seus novos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.
Páginas do blog
Videoteca Digital Embrapa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente