Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 17 de março de 2009

Hospital Universitário Veterinário promove debate sobre proteção animal

SÃO LUÍS - Com o intuito de propor políticas públicas, promover ações educativas e de conscientização, visando garantir os direitos dos animais preceituados pelas leis federais, estaduais e municipais, o Hospital Universitário Veterinário (HUV), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realiza o II Fórum de Proteção e Defesa Animal, na próxima quarta-feira, dia 18 de março, das 14h às 18h, no auditório da Escola de Medicina Veterinária.

Nesta segunda edição, o fórum dará ênfase para a problemática dos animais em situação de rua. Por isso, a escolha do tema “Animal abandonado: passado, presente e futuro”, que também intitula a palestra de abertura que será ministrada pelo professor Nordman Wall, diretor do HUV.

Para fazer parte da mesa de debatedores, foram convidados o promotor do meio ambiente, Fernando Barreto; o diretor da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), Leandro Alvim; e os coordenadores da Raiva e Vetores do Centro de Controle de Zoonoses de São Luís (CCZ), Maria do Carmo Magalhães e José Antonio Veloso.

O evento conta com o apoio do Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado do Maranhão (CRMV/MA) e de outros parceiros. As inscrições custam R$ 10 (dez reais) e estão sendo feitas na sede do Diretório Acadêmico (D.A.) do Curso de Medicina Veterinária, no período da manhã. A renda arrecadada será doada para a AMADA e para o D.A.

Lançamento

Durante o fórum, será lançado o Programa de Proteção Animal, de autoria do HUV da Uema. Segundo Nordman Wall, o programa tem como principal objetivo o controle da população de cães e gatos. “Em São Luís, milhares de cães e gatos, indesejados, abandonados, circulam pelas ruas, criando um potencial de risco à saúde humana e animal, além de agravos provocados por mordeduras e acidentes de trânsito”, justifica.

O professor comenta que as atuais ações públicas voltadas para retirar os animais das ruas se restringem à captura e, quando não reclamados, acabam sendo descartados através da eutanásia. “O HUV vem propor uma alternativa para esta situação, instituindo um programa que promoverá o controle a partir de uma educação efetiva sobre a posse responsável de animais domésticos”, explica.

Em síntese, o Programa de Proteção Animal consiste no cadastramento de animais, para que, durante o primeiro ano de vida, recebam atendimento periódico, vacinas e, ao final deste intervalo, obrigatoriamente, sejam esterilizados a fim de evitar mais reprodução e, consequentemente, o aumento da população de animais de rua. Destes serviços prestados, apenas as vacinas não serão gratuitas.

Os proprietários também vão receber orientações por meio de palestras e reuniões. Afinal, Nordman Wall lembra que ser um proprietário responsável inclui procedimentos e cuidados que garantam não só o bem-estar do animal, como também a multiplicação dessas experiências para todas as pessoas do seu convívio. “É importante sabermos que quanto menos cuidados dispensamos aos animais, a mais riscos estamos expondo a saúde humana", alerta.
Ascom Uema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: