Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 14 de março de 2009

Manifestação em defesa da democracia no Maranhão reuniu mais de cinco mil em Imperatriz - MA


<

Por: Reynaldo Costa

A cidade de Imperatriz do Maranhão reuniu cerca de cinco mil pessoas, em manifestação nesta quinta feira, 12/03, para defender a democracia no Estado e repudiar a decisão do TSE em cassar o mandato de Governador de Jackson Lago.

A mobilização, que reuniu movimentos sociais, estudantis, sindicais, igrejas, parlamentares, municipais, estaduais e federais, além de vários prefeitos da Região Tocantina, que compreende o sul e sudeste maranhense, iniciou com uma grande caminhada pelo centro da cidade de Imperatriz, segunda maior do estado. Com apitos e palavras que diziam “chô satanás Sarney nunca mais”, “meu voto é minha lei, nunca mais Sarney!” a população mostrou sua indignação contra a oligarquia que pouco fez pela região. “São 30 anos que Sarney não pisa em Imperatriz”, recorda Valdinar Barros, Deputado Estadual do PT.
No ato político pela democracia no Maranhão realizado na Praça de Fátima, principal da cidade. Lideranças partidárias e de movimentos sociais agitaram e denunciaram o momento pelo que passa o Maranhão, fazendo uso da palavra o Deputado Valdinar prepara a multidão dizendo que “se Roseana assumir quem a tirará não será o TSE será o povo e debaixo de pau”. “Como pode quatro pessoas cassar o voto de mais de dois milhões de pessoas", reflete Domingos Dutra Dep. Federal.

No ato político o governador fez vários questionamentos: "Por que o Maranhão é um dos estados mais pobres? Quem tirou do pequeno lavrador o acesso à terra, ao trabalho e à produção? Quem foi que tirou o pequeno produtor do campo e o empurrou para as periferias das cidades? Quem é o culpado de milhares de trabalhadores deixarem nosso estado para procurar trabalho em outros estados?", perguntou o governador a multidão refletindo sobre o trajeto dos 40 anos do Grupo Sarney. “È isto que eles querem que o Maranhão continue sento campeão de analfabetismo e mande seus filhos trabalhar em outros cantos” conclui.

A caminhada em defesa do Maranhão uniu em um só cordão forças política de ideologias historicamente opostos na região, e transformou-se na maior dos últimos 14 anos. “uma manifestação igual a esta só foi vista em Imperatriz em 1995 quando uma mobilização enorme chamada de Revolução de Janeiro que ocupou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, derrubando o Prefeito Salvador Rodrigues”, recorda um estudante universitário.

O sentimento de revolta no Maranhão é enorme, dificilmente se pode imaginar como alguém governará o Estado sem o apoio popular. “Roseana já não pisa em Imperatriz, mesmo que assuma o governo num consigo imaginar como ela será recebida em nossa cidade, se é que será recebida”. Ressalta Joaquim Ribeiro, 53, pescador, presente na manifestação.
No segundo turno das eleições de 2006, Roseana recebeu apenas 23% dos votos em Imperatriz, enquanto Jackson Lago obteve 76%. Historicamente em oito anos de mandato como Governadora não se ver uma obra em imperatriz que se possa dizer que foi conduzida em seu mandato.

As manifestações contra a decisão do TSE continuaram muitas outras estão agendadas para outras cidades e para a capital onde uma acampamento mantido por movimentos sociais já chega a 20 dias. Uma marcha que se iniciará no próximo dia 22 percorrerá mais de 200 km até a capital, mobilizando e refletindo a população sobre a situação política do Estado. Fotos do protesto:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: