Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 11 de março de 2009

Téo se reúne com ministro da Agricultura

O governador Teotonio Vilela falou para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, nesta terça-feira, 10, em Brasília, que Alagoas está apto a receber, ainda este mês, a fiscalização de técnicos do Ministério para analisar o cumprimento de metas direcionadas ao combate à febre aftosa, doença contagiosa que ataca o gado e suscetível em caprinos, ovinos e suínos. “Tomamos todas as precauções e medidas determinadas pelo Ministério, além das exigências internacionais. Nos sentimos aptos a sermos auditados. A liberação das fronteiras sanitárias é fundamental para o Estado”, afirmou o governador.

O resultado da fiscalização pode tirar o Estado da zona de risco desconhecido, classificação que impede ou restringe a venda de animais para além dos limites das divisas alagoanas, uma fronteira gerada pela presença da febre aftosa nos anos passados. “Eu acho que o ministro Reinhold Stephanes entendeu o avanço que aconteceu em Alagoas. Temos 94,1% de todo rebanho de gado e búfalos vacinados, um dos melhores índices do país e o segundo maior do Nordeste”, argumentou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Alagoas possui 1.185 mil de cabeças bovinas e bubalinas. O Estado ocupa o primeiro lugar no Nordeste em produção de leite e o 5º maior produtor do Brasil. As limitações por causa da febre aftosa geram prejuízos à exportação de genética bovina e bubalina. O governador Teotonio Vilela, o secretário de Agricultura, Jorge Dantas, e o diretor da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Hibernon Cavalcante, voltaram otimistas.

“Teotonio Vilela fez um grande esforço para avançar na classificação e tirar o Estado da zona de risco. Estados vizinhos têm zona livre de comércio e não podemos transportar para estes estados, a não ser que o nosso gado seja submetido à quarentena. O governador disponibilizou vacinas para serem distribuídas com os criadores de todos os municípios alagoanos e agora estamos aptos a exportar a nossa produção”, finalizou o secretário Jorge Dantas.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: