Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Miniprensa para extração de óleo de gergelim


A prensa para a extração do óleo de gergelim foi desenvolvida para agregar valor à atividade do pequeno agricultor. Ela foi elaborada através de uma parceria entre a Embrapa Algodão, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba e a Empresa Júnior de Engenharia Mecânica da UFPB, a TECMEC. O objetivo central do projeto era que a prensa pudesse ser transportada de uma comunidade para outra de acordo com o período de coleta de cada região; que tivesse eficiência na extração do óleo para a qual foi projetada, fosse de fácil manuseio e que a operacionalização fosse manual.

A semente de gergelim é composta de 50% de óleo, em média. A máquina consegue extrair de 30 a 35% desse percentual por meio de um processo simples para o pequeno agricultor. A cada uma hora de serviço, a prensa é capaz de extrair até três litros de óleo de gergelim extra virgem, que já sai limpo e pronto para embalar.

O óleo de gergelim pode ser encontrado em feiras públicas, mercados, supermercados e em lojas de produtos para dietas naturalistas e especiais, desde o interior à capital do estado da Paraíba. O óleo é rico em vitamina E, outras substâncias nobres e coadjuvantes na manutenção ou na recuperação da saúde. O óleo, normalmente usado bruto ou refinado no preparo de alimentos diversos, também está sendo utilizado na produção de fitoterápicos ou de fitocosméticos e ainda na confecção de sabonetes e xampus artesanais.

Para a Embrapa Algodão, essa atividade é uma nova forma de aproveitamento e verticalização da cultura e de geração renda para os pequenos produtores do gergelim. Um auxilio no desenvolvimento da economia familiar por meio de produtos orgânicos e adaptados à sua realidade.

Baixe o VIDEO aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: