Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 18 de março de 2009

PB produzirá sementes de girassol para projeto da Petrobrás

O plantio de girassol para fornecer as sementes para o Programa Nacional de Biodiesel, da Petrobrás será cultivado por 116 municípios paraibanos. Inicialmente, este ano, o projeto será desenvolvido em 72 municípios, beneficiando 1.000 agricultores familiares, que poderão fazer o cultivo numa área total de 2 mil hectares.

Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Petrobras, o Governo da Paraíba executará o projeto através da Emater. O biodiesel pode reduzir em 78% as emissões líquidas de gás carbônico, 90% as emissões de fumaça e quase 100% as emissões de ácido de enxofre. A Paraíba, pelas suas condições edofoclimáticas e pela existência do zoneamento de risco climático, dispõe de áreas favoráveis para a produção da biomassa, fonte biodiesel. Dentre os 72 municípios, estão, na região de Itabaiana: Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos e São Miguel de Taipu.

Na região administrativa da Emater, polarizada por Guarabira: Caiçara, Cuitegi, Lagoa de Dentro, Logradouro, Pilões, Pilõezinhos, Serra da Raiz, Sertãozinho, Jacaraú e Guarabira. Área de Solânea: Bananeiras, Cacimba de Dentro, Solânea, Campo de Santana, Casserengue, Damião, Dona Inês, e Riachão.

De acordo com a Emater, na região de Areia vão produzir sementes de girassol, agricultores familiares de Alagoa Nova, Areia, Areial, Esperança, Montadas, Remígio, Puxinanã, e São José de Lagoa de Roça. Na região administrativa da Emater, polarizada por João Pessoa, estão incluídos Alhandra, Baía da Traíção, Caaporã, Capim, Conde, Cuité de Mamanguape, Marcação, Marí, Mataraca, Pitimbu, Santa Rita, Pedras de Fogo e a própria capital.

Por fim, na área de Campina Grande, a cultura do girassol vai ser desenvolvida em Aroeiras, Lagoa Seca, Massaranduba, Natuba e Serra Redonda. Os demais municípios passarão a integrar o Programa Nacional de Biodiesel, a partir de 2010.

O objetivo do programa é incrementar a produção de sementes de girassol para produção de óleo combustível a fim de proporcionar a redução de poluentes do diesel, melhorando a qualidade ecológica ambiental das cidades. O projeto vai contribuir com a geração de novos postos de trabalho, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.

O secretário Ruy Bezerra Cavalcanti afirmou que o Governo do Estado tem o programa de biodiesel como uma de suas prioridades pela viabilidade econômica, social e ambiental.

As fases iniciais do projeto são a distribuição de sementes, a assistência técnica e depois a compra dos grãos produzidos. O financiamento é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na Paraíba a principal cultura será do girassol, mas haverá ainda o cultivo de mamona. O Governo do Estado, a Petrobrás e demais parceiros estão agilizando as etapas do programa por conta do calendário agrícola que já avança.

A produção da Paraíba, a exemplo dos estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Pernambuco, será destinada para a base da Petrobras em Quixadá, no Ceará. A prioridade é assistir pequenos produtores de base familiares inscritos no Pronaf – Programa Nacional de Agricultura Familiar, localizados principalmente em áreas de assentamentos ou em outras áreas com potencialidade para cultivo do girassol.

A princípio, serão capacitados 25 técnicos com a cultura do girassol e outros dez técnicos estarão diretamente envolvidos na execução do programa. O girassol é uma fonte importante de óleo comestível. A produção mundial hoje é superior a 20 milhões de toneladas anuais de grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: