Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 2 de março de 2009

Pesquisa da Embrapa

Uma nova técnica desenvolvida pela Embrapa, em Planaltina, no Distrito Federal, aproveita espermatozóides de touros mortos. Os primeiros resultados da experiência já nasceram. São dois bezerros fortes e saudáveis.

Hércules nasceu em dezembro. Neo é mais novo. E seu nascimento ocorreu 20 dias depois. No pasto, os novilhos estão sempre juntos. São fortes e se desenvolvem bem.

Os dois bezerros são o resultado de uma experiência da Embrapa Cerrado. Foram gerados por inseminação artificial, mas num processo diferente. Os espermatozóides dos bois doadores foram retirados depois que eles foram abatidos em frigorífico.

A técnica desenvolvida no laboratório pelo veterinário Carlos Frederico Martins revela que os espermatozóides podem ser aproveitados se os testículos do boi forem retirados até 24 horas após a morte do animal. Esse trabalho abre uma nova possibilidade para o aproveitamento de espermatozóides de touros valiosos que morrem por acidente nas propriedades.

“Após a retirada ele tem que ser colocado num saco estéril e dentro de um isopor com gelo. Mas é importante que o gelo não entre contato com o testículo. Só mantenha o ambiente resfriado”, esclareceu Martins.

O pesquisador explica que o após o resfriamento os testículos precisam chegar ao laboratório num prazo máximo de três dias. Para liberar os espermatozóides basta um corte na pequena bolsa do epidídimo, que fica embaixo do testículo do boi. Depois da análise no microscópio, os que estiverem em boas condições podem ser levados para a inseminação ou congelados.

“Já conseguimos uma taxa aproximada de 30% num experimento inicial”, falou Martins.

Na inseminação pelo método tradicional, a taxa de fecundação chega a 80%. Mesmo com baixo aproveitamento dos espermatozóides com a nova técnica os pesquisadores ressaltam que elas compensam nos casos de perdas de reprodutores valiosos.

Na Embrapa Cerrado, das dez vacas inseminadas, três ficaram prenhas. Além de Hércules e Neo, outro bezerrinho deve nascer no mês de março. Os exames de ultrassom indicam que a gestação corre muito bem.

Essa técnica também pode ser aplicada para recuperar espermatozóides de animais silvestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: