Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 25 de março de 2009

Programa Territórios da Cidadania é ampliado na Paraíba

O Programa “Territórios da Cidadania, lançado pelo Governo Federal em março de 2008, destinará este ano recursos da ordem de 1,2 bilhão ao Estado da Paraíba”. Esse dinheiro será aplicado no desenvolvimento de ações integradas de apoio a atividades produtivas de cidadania e acesso a projetos de infraestrutura que serão trabalhados nos seis “Territórios da Cidadania” do Estado.

O Programa, que em 2008 beneficiou as regiões da Borborema, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul, este ano também se estenderá a municípios contemplados com a políticas do Territórios da Cidadania do Cariri Ocidental, Curimataú e Médio Sertão, passando a beneficiar centenas de agricultores familiares das seis regiões paraibanas.

Na segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou a segunda etapa do programa, em Salvador. O Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e universalizar programas básicos de cidadania nas regiões mais carentes, principalmente no nordeste brasileiro.

Na Paraiba, o Governo do Estado, através da Emater, é um dos principais parceiros do programa “Territórios da Cidadania”, presente em todos os 223 municípios do Estado, por meio de suas unidades operativas. O programa conta com equipes de técnicos devidamente preparados para atender todas as demandas.
Procurando melhorar as condições de vida do homem do campo e de suas famílias, os técnicos da Emater estão desenvolvendo ações de capacitação com agricultores familiares e assentados da reforma agrária, espacialmente junto àqueles que habitam em municípios beneficiados pelo Programa. O trabalho, voltado para as mulheres rurais, está focado na formação de grupos de produção para fabricação de produtos de material de limpeza e indústria rural caseira.

A iniciativa, segundo a extensionista social da Emater, Zilda Figueiredo, visa a inclusão da mulher no mercado do trabalho. Para tanto, foi aberto espaço para elas comercializarem seus produtos na feira do produtor, que é realizada todas as sextas-feiras na sede da Emater, localizada na estrada de Cabedelo.

O programa Territórios da Cidadania integra ações do governo federal e dos governos estadual e municipal com a participação das comunidades beneficiadas. Sua finalidade principal é estimular o desenvolvimento regional sustentável e garantir direitos sociais a quem mais precisa. É coordenado no Estado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, cabendo a Emater a execução da política de assistência técnica e extensão rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: