Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 2 de março de 2009

Vacinação contra aftosa terá menos burocracia

O Rio Grande do Sul prepara uma inovação para a vacinação do rebanho contra a febre aftosa a partir de 2010. O criador, que no sistema atual tem de ir duas vezes à Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) – para retirar a autorização de compra das doses e para apresentar a nota fiscal –, eliminará a segunda viagem. Isso porque a casa agropecuária repassará a informação da venda à Secretaria da Agricultura (Seappa).

A partir de 2010, será exigido que as agropecuárias tenham acesso à internet. Neste ano, foi feita a solicitação, mas ainda não há obrigatoriedade. Por isso, a novidade poderá ser implantada, em caráter experimental, na etapa de novembro, conforme o diretor do Departamento de Produção Animal da Seappa, Dagoberto Bueno. Porém, não é possível fazer o teste na campanha de maio, pois o software está em desenvolvimento, a cargo da Procergs.

No entanto, o responsável pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa) no Estado, Diego dos Santos, lembra que o projeto pode esbarrar na falta de acesso à internet nos postos da Seappa. Hoje, 342 dos 496 municípios estão on-line. Fernando Adauto, diretor da Farsul, informou que a mudança não foi debatida com os produtores e que não tinha conhecimento da possibilidade. 'Acho que tudo que decorrer da informatização e de maior controle é bem-vindo.'



Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: