Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 28 de abril de 2009

Abertura de barragens agrava ameaça a 60 mil pessoas no Maranhão

JOSELÂNDIA - Em uma operação de emergência para conter a cheia, uma das comportas da barragem do Rio Flores foi aberta. Mas não foi o suficiente. O lago, com 70 quilômetros quadrados, transbordou.


A barragem do Rio Flores deveria controlar as enchentes no Vale do Mearim. Com a abertura da comporta e o volume de água no vertedouro, não há mais como conter a água em direção às áreas alagadas.


A situação é mais grave porque a barragem só tem duas comportas e uma está emperrada por falta de manutenção. O lago gigantesco agora deságua sem nenhum controle, aumentando ainda mais o drama de quem mora nas cidades banhadas pelo Rio Mearim - a região mais atingida pelas enchentes no Maranhão.


Doze cidades já decretaram estado de emergência. Das 55 mil pessoas atingidas, 9,5 mil estão em abrigos públicos. Um drama amenizado pela chegada - aos poucos - da ajuda humanitária: colchões, remédios e alimentos.


À medida em que o tempo passa, aumentam os riscos de doença na região do flagelo: para muitas famílias, o banho só é possível no meio da rua e na água suja.


Nossa produção entrou em contato com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas, responsável pela barragem do Rio Flores. Mas ninguém quis se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: