Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 28 de abril de 2009

GRIPE SUINA - Estado inicia ações de prevenção contra gripe do porco

O Governo do Estado está se precavendo para que a gripe suína, epidemia que já provocou cerca de 100 vítimas no México, não chegue a Mato Grosso. As fronteiras com os outros Estados e países vizinhos já foram reforçadas com postos de controle sanitário.

Os técnicos do Estado estão buscando informações sobre o rebanho, produtores e tranquilizando a população. O consumo da carne suína não transmite o vírus A/H1N1. Este foi um dos assuntos expostos durante a reunião do secretariado, na segunda-feira (27), com o governador, no Palácio Paiaguás.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, a suinocultura comercial mato-grossense encontra-se em franco processo de expansão com a adoção de tecnologia de ponta, possibilitando a conquista de mercados. "Nós estamos fazendo o trabalho de prevenção. O Brasil não conta com nenhum caso da doença, mas estamos preparados. Estamos trabalhando junto com o Indea", disse. O rebanho suíno total conta com 1.303.822 cabeças.

Atualmente, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) conta com 138 Unidades Locais de Execução nos municípios e cinco postos fiscais nas principais vias de acesso do Estado. A entidade já desenvolve em parceria com Superintendência Federal da Agricultura,(SFA/MT ) o Programa de Sanidade Suídea.

A fiscalização conta com dispositivos para conferir segurança sanitária aos confinamentos suínos que devem ser registrados e periodicamente monitorados para o risco de doenças infectocontagiosas.

Segurança

Não há registros no Brasil de gripe aviária ou de gripe suína provocado pela variante que atinge pessoas no México. É importante ressaltar que: mesmo que estivesse ocorrendo em suínos o ingresso do vírus no Brasil pela importação dos animais seria contido pelo processo que conta com exames e quarentena no país de origem e de destino. Até o momento não há qualquer nova determinação de medidas sanitárias emanadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), frente ao evento.

Suspeita

Um homem de 40 anos foi internado em Salvador, na segunda-feira (27), com sintomas da gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, ele chegou de Miami, nos Estados Unidos, com febre, tosse e dores no corpo e está passando por exames.

O Ministério da Saúde informa que está acompanhando todos os casos suspeitos da doença. Até a tarde de segunda, o governo federal registrava 11 pacientes com sintomas da doença. São três casos em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um no Rio Grande do Norte; um em São Paulo e um no Pará. O ministério diz que não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.

Automedicação


Um remédio que inibe a multiplicação de vírus da gripe está sumindo das farmácias. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta. "Não há motivo para correr às farmácias para tentar adquirir um medicamento. A automedicação é altamente prejudicial", diz o diretor de portos e aeroportos da Anvisa José Agenor Álvares da Silva.

Basta um espirro e já tem gente que suspeita do pior. "O cidadão que não viajou, que não teve contato com ninguém proveniente dessas áreas, não tem que se preocupar agora", garante o professor de doenças infecciosas da Universidade de Brasília, Cristiano Barros de Mello.

O Ministério da Saúde liberou um número do Disque-Saúde para tirar dúvidas da população sobre a gripe suína: 0800 611997.

Fiscalização

O governo brasileiro prometeu intensificar a fiscalização nos aeroportos. Todos os voos que chegam do México e dos Estados Unidos devem ser monitorados. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que implantou planos de contigência em dez aeroportos do Brasil.

O assessor da Gerência de Portos e Aeroportos da Anvisa, Cristiano Gregis, diz que uma equipe se dirige a aeronaves que chegam de áreas afetadas e questiona os comissários de bordo sobre o trajeto e se alguém apresentou sintomas durante a viagem.

Gregis diz que quem vai viajar deve receber material informativo no check-in e por meio de avisos sonoros. "A Anvisa também conta com centro para atendimento de viajantes no aeroporto. Quem tiver dúvidas pode se dirigir até lá para esclarecimentos. É importante que as pessoas sigam as recomendações. Não há razão para pânico", afirma.

Os pacientes com sintomas da gripe suína devem ser encaminhados a hospitais preparados para atender esses casos. Para chegar à unidade de saúde, o viajante deve receber uma máscara cirúrgica e seguir em uma ambulância adequada. Também há planos para contigência nos portos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas só viajem para o México se for absolutamente necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: