Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 23 de abril de 2009

BRS Conquista: nova cultivar

O agronegócio da banana pode respirar aliviado. A partir deste ano os produtores terão um nova cultivar de bananeira para controlar a sigatoka-negra, doença que chegou em 1998 e que vem dizimando os bananais da Amazônia, desde então. Trata-se da BRS Conquista, desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental e que poderá ocupar o espaço deixado pela cultivar Maçã, altamente dizimada pelo mal-do-panamá, doença vascular que tem inviabilizado seus cultivos em todo o território nacional.

A cultivar BRS Conquista tem características próprias, sendo altamente produtiva e resistente às sigatokas negra a amarela e ao mal-do-panamá. O lançamento e a oferta de mudas dessa nova cultivar estão previstos ainda para 2009, durante o aniversário da Embrapa (última semana de abril).

Os pesquisadores José Clério Rezende Pereira e Luadir Gasparotto, da equipe de fitopatologistas da Embrapa, trabalharam na avaliação de resistência e produção da nova cultivar durante oito anos e, ao longo de todo esse tempo, vêm divulgando o resultado do trabalho em várias regiões. A bananeira foi plantada nos municípios de Presidente Figueiredo (AM), Cáceres e Rondonópolis (MT), Andirá (PR), Jales (SP), Janaúba (MG), Registro (SP) e litoral de Santa Catarina.

O novo material foi multiplicado e avaliado quanto à resistência a doenças, produtividade e aceitação comercial. Além disso, foram feitos testes de degustação com 120 consumidores em dois supermercados, em Campinas (SP), e com 17 atacadistas no Ceagesp, em São Paulo (SP). A aceitação foi plena. A intenção de fazer os testes nessas cidades se deve à proximidade com os maiores mercados consumidores e com os grandes centros de distribuição de alimentos do país.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa e Sempre em Dia.

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pela Livraria Embrapa.

FONTE

Embrapa Amazônia Ocidental
Adriana Ribeiro - Relações Públicas
Telefone: (92) 3303-7860

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: