Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Gaúchos defendem ação conjunta entre países para erradicar aftosa

O Rio Grande do Sul marca presença na 36ª edição da Comissão Sulamericana de Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa) com reunião ordinária a ser realizada dias 23 e 24 de abril em Cartagena das Índias, na Colômbia. O coordenador da Frenteagro da Assembléia Legislativa, deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), estará presente ao evento , em companhia de técnicos do Estado que estarão trabalhando no aperfeiçoamento de técnicas para que o RS siga lutando pelo status de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

O Plano Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa foi estabelecido em 1988 e com conclusão prevista para 2009. Os países evoluíram muito neste período, porém ainda assim não será possível alcançar a ausência total da enfermidade em todo o continente sul americano, pois mesmo que alguns países não tenham mais atividade clinica, ainda lutam para conseguir ausência de atividade viral enquanto em outros ainda há ocorrência da doença. Hoje pode-se comemorar que na América do Sul já se alcançou 71% da área física e 85% dos bovinos livres de Febre aftosa com ou sem vacinação, mas ainda existem países atrasados nestas conquistas.

O objetivo deste seminário é conscientizar os países, através dos seus políticos, dirigentes sanitários, públicos, privados e produtores rurais da importância que tem em alcançar, manter e ou recuperar o status de zona e ou país livre de febre aftosa.

Cada país estará expondo suas experiências e conquistas na luta contra a febre aftosa, no sentido de melhorar e levar adiante propostas de políticas públicas para a aplicação de estratégicas mundialmente aceitas, visando alcançar o objetivo de erradicar a febre aftosa e manutenção do status sanitário tão importante para o comércio internacional de produtos agropecuários.

"Fica claro que somente ações conjuntas e integradas entre os países podem lograr sucesso na luta constante que fazemos há tantos anos contra a ocorrência desta enfermidade no nosso continente" , avalia Antônio Aguiar, chefe de gabinete do deputado Mano Changes (PP), também convidado à participar do evento.

Para o deputado Jerônimo Goergen (PP) trabalha para que em 2010 a Cosalfa ocorra novamente no Brasil, e em especial no RS: " as decisões apontadas no encontro do ano passado em Porto Alegre contribuíram para os avanços da sanidade do rebanho brasileiro, em especial do RS. Hoje as barreiras sanitárias são mais fortes do que as próprias barreiras comercias de subsídio agrícola. esta experiência na Colômbia nos dará novos elementos para encararmos a questão da aftosa dentro do cenário da necessidade de avançar nas discussões sobre defesa sanitária mundial", acredita Goergen.

O parlamentar já manteve contatos com diretores do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) no Rio de Janeiro, onde colocou novamente o Rio Grande do Sul à disposição para voltar a ser sede do evento mais importante de combate a febre aftosa da América Latina. No ano passado, Porto Alegre foi sede do encontro depois de 10 anos que o evento não era realizado no Brasil, tendo sido o mais expressivo encontro promovido pela Panaftosa. As informações são da assessoria de imprensa do deputado estadual Jerônimo Goergen.




Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: