Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cresce o ritmo de demissões nos frigoríficos

Umuarama - A unidade do Frigorífico Torlin, em Umuarama, é a mais recente do setor a encerrar as atividades no Paraná. Os 240 funcionários foram demitidos nos últimos dias e, segundo o sindicato da categoria, ainda não receberam os direitos trabalhistas. Há 30 dias, outro frigorífico da região Noroeste do Paraná havia fechado as portas: o Frigojara, de Tapejara, onde 140 pessoas perderam o emprego.

Desde o início da crise econômica internacional, em setembro passado, 55 frigoríficos já suspenderam as atividades no país, informou ontem o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar. O Grupo Independência, que tem base no Mato Grosso do Sul, é considerado o campeão de demissões: foram 6,6 mil dos 11 mil empregados, desde o começo do ano (leia mais ao lado).

Impasse: Independência e sindicato vão negociar
São Paulo - Em audiência de conciliação, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Presidente Prudente e o Frigorífico Independência aceitaram a sugestão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas e marcaram uma reunião de negociação para discutir as 750 demissões anunciadas no início do mês. A reunião será realizada na próxima quinta-feira.

De acordo com Camargo, as partes retornarão ao TRT no dia 24 para apresentar os resultados da negociação. Caso haja um acordo, ele será homologado, mas se o sindicato e o frigorífico não chegarem a um consenso, o tribunal irá julgar o pedido do sindicato de anular as demissões.

Agência Estado
De acordo com Salazar, a situação tende a continuar ruim até o fim do ano por causa da escassez de animais para o abate, a queda no preço e a redução nas exportações. Depois de descartar parte do rebanho de matrizes, em 2005 e 2006, em razão da queda nos preços provocada pela foco de febre aftosa no Paraná, os pecuaristas passaram a reter as matrizes, desde o ano passado, para retomar a oferta. “Esperamos que essa oferta aumente a partir de 2010 e as exportações voltem ao normal.”

Cerca de 750 frigoríficos pequenos e médios integram a Abrafrigo. “Todos estão em dificuldades, mas confiantes numa recuperação do mercado”, diz Salazar.

Cooperativa

Em Umuarama, o presidente da Sociedade Rural local, Sidnei Lujan, informou que os pecuaristas estão se organizando para formar uma cooperativa, que teria a finalidade de assumir e manter em funcionamento a estrutura que pertence ao Torlin. “Estamos dependendo apenas de fechar as negociações com a direção da empresa.” Lujan diz ainda que Umuarama, com o maior rebanho bovino do Paraná, não pode ficar sem um frigorífico de grande porte. O Torlin abatia em torno de seis mil cabeças ao mês.

O presidente do Sindicato da Alimentação na cidade, Adenilson do Amaral, afirma que os 240 operários demitidos do Torlin ainda não sabem quando vão receber o dinheiro da rescisão contratual. O sindicato apurou que o FGTS não era depositado há oito meses. Além disso, há alguns meses a cesta básica não era entregue. O sindicato informou ainda que vai ajuizar uma ação cautelar para reter os bens do Torlin na cidade a fim de garantir o pagamento das rescisões aos demitidos.

No frigorífico, apenas um guarda mantém fechado o portão de entrada. Na sede da empresa em Maringá ninguém comentou o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: