Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pará avança na erradicação da febre aftosa

Da Redação
Agência Pará

As agências de defesa agropecuária do Pará e Maranhão assinam nesta quarta-feira (15), às 11 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) um termo de cooperação técnica para promover ações conjuntas na tentativa de elevar a classificação da área 2, conhecida como médio risco de febre aftosa, ao mesmo status da área 1, livre da doença com vacinação.

O termo de compromisso faz parte de uma exigência do Ministério da Agricultura e prevê a distribuição de responsabilidades entre os dois estados. Na fronteira com o estado maranhense, cerca de 300 propriedades, que somam pelo menos 110 mil cabeças de gado, estão cadastradas e atendidas pela Adepará, mas que são de responsabilidade do estado vizinho.


Nove municípios do nordeste paraense quem fazem divisa com o Maranhão estão no alvo do termo de cooperação técnica. A cooperação técnica vai garantir ainda um maior controle do trânsito animal, além de instalações de barreiras sanitárias e de escritórios equipados, com a presença de um médico veterinário para tender os produtores.


Avanços - Segundo o secretário Cássio Pereira, que responde interinamente pela Adepará, a intenção da cooperação é atrair o Ministério da Agricultura para uma avaliação e reclassificação de risco. “Se certificarmos a área como livre de aftosa com vacinação agregamos valor ao produto, abrimos novos espaços para o mercado consumidor, como a Europa, por exemplo”, disse Pereira.


O desafio agora é chegar a assinatura do mesmo termo de cooperação com o estado do Amazonas.


Texto: Iolanda Lopes / Sagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: